Vídeos controlarão todas as viagens automobilísticas da Grã-Bretanha

LONDRES, 22 dez (AFP) - Todas as viagens automobilísticas da Grã-Bretanha serão controladas por vídeo a partir de 2006 por um novo projeto que, como um "Big Brother" que tudo vê, cobrirá as auto-estradas, rodovias, cidades, portos e postos de gasolina do país, informa a edição desta quinta-feira do jornal Independent.

O novo sistema de vigilância utilizará uma rede de câmeras capazes de ler o número das placas dos 35 milhões de veículos que circulam na Grã-Bretanha e registrá-las em uma base de dados que terá uma duração de dois anos.

O projeto entrará em prática em março de 2006 na cidade de Hendon, ao norte de Londres, e será ampliado ao resto do país em um prazo de cinco anos, acrescenta o jornal.

"Cada vez que você entra no carro já existe uma câmera que te grava em algum local", afirmou Frank Whiteley, membro da associação de chefes de polícia, promotora do novo projeto, denominado Reconhecimento Automático de Número de Placas (ANPR).

O policial destacou ao Independent que o sistema será usado para combater a criminalidade, as fraudes contra as seguradoras de automóveis e também na vigilância antiterrorista.

"É uma parte da proteção pública. Se os serviços de segurança interna do país não tivessem acesso ao sistema, seríamos negligentes", disse Whiteley.

O jornal comentou que o projeto ANPR já despertou a oposição dos movimentos de defesa das liberdades civis.

As organizações em favor dos direitos humanos criticaram recentemente com dureza a proposta governamental de introduzir documentos de identidade para quem tiver a cidadania britânica.

UOL Cursos Online

Todos os cursos