GM contrata cientistas nucleares russos para desenvolver nova tecnologia

DETROIT, EUA, 25 out (AFP) - A maior montadora de veículos dos Estados Unidos, a General Motors (GM), anunciou nesta terça-feira a contratação de cientístas nucleares russos despedidos após o fim da Guerra Fria, para desenvolver novas tecnologias para veículos.

A GM também pretende criar um centro de pesquisa e desenho em Moscou, cujo trabalho será dedicado ao desenvolvimento de baterias, células de energia, controles eletrônicos e veículos híbridos.

"O governo russo promove os investimentos de companhias americanas e o emprego da capacidade de seus talentos científicos", destacou a porta-voz da GM Angela Shaw.

Vários cientistas envolvidos no projeto da GM trabalharam no desenvolvimento de armas militares, incluindo nucleares, na antiga União Soviética.

A GM quer aproveitar os programas de incentivos financeiros de Estados Unidos e União Européia para a contratação de cientistas russos para desenvolver projetos com fins pacíficos, incluindo sistemas de propulsão de automóveis.

O Programa Americano de Iniciativas para Prevenção da Proliferação concede subvenções e outros fundos federais a empresas que recorram à rede de cientistas russos para desenvolver projetos pacíficos, para afastar tais talentos de Estados ligados ao terrorismo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos