Ford e GM lamentam quedas acentuadas nas vendas nos EUA
NOVA YORK, 3 out (AFP) - Os dois principais fabricantes de automóveis dos Estados Unidos, a General Motors (GM) e a Ford, registraram uma forte queda em suas vendas de setembro nesse país, com o fim da campanha de grandes descontos, informaram ambas as empresas nesta segunda-feira.
Líder mundial do setor, a GM teve baixa de 24% em suas vendas de setembro em relação ao mesmo mês ano passado, segundo dados publicados pelo grupo.
A Ford reportou uma queda de 19% em setembro, também depois de excelentes desempenhos em julho e agosto graças às promoções parecidas com as de seu arqui-rival.
Em setembro, o conjunto das marcas da Ford (Lincoln, Mercury, Jaguar, Land Rover e Volvo) vendeu no mercado americano 228.157 veículos, contra 282.656 em setembro de 2004, informou o construtor. Com a campanha de descontos, a Ford teve aumento de 29% em julho e 6% em agosto.
Em contraste com os maus resultados da Ford e da GM, o consórcio germano-americano DaimlerChrysler informou um aumento de 4% de suas vendas em setembro nos Estados Unidos, com suas marcas Chrysler, Jeep e Dodge, com 193.
108 veículos vendidos.
A Mercedes Benz USA, filial americana da marca alemã, registrou um aumento de 1% de suas vendas em setembro, a 17.752 unidades.
O fabricante japonês Toyota também registrou aumento significativo de 10,3% em suas vendas em setembro nos Estados Unidos, beneficiando-se da nova situação relacionada à energia no país, que está incentivando os consumidores a preferirem seus modelos mais econômicos.
Para isso, a Toyota lançou mão de seus carros de baixos custos e modelos com motor híbrido, que funcionam tanto a gasolina como a eletricidade.
Líder mundial do setor, a GM teve baixa de 24% em suas vendas de setembro em relação ao mesmo mês ano passado, segundo dados publicados pelo grupo.
A Ford reportou uma queda de 19% em setembro, também depois de excelentes desempenhos em julho e agosto graças às promoções parecidas com as de seu arqui-rival.
Em setembro, o conjunto das marcas da Ford (Lincoln, Mercury, Jaguar, Land Rover e Volvo) vendeu no mercado americano 228.157 veículos, contra 282.656 em setembro de 2004, informou o construtor. Com a campanha de descontos, a Ford teve aumento de 29% em julho e 6% em agosto.
Em contraste com os maus resultados da Ford e da GM, o consórcio germano-americano DaimlerChrysler informou um aumento de 4% de suas vendas em setembro nos Estados Unidos, com suas marcas Chrysler, Jeep e Dodge, com 193.
108 veículos vendidos.
A Mercedes Benz USA, filial americana da marca alemã, registrou um aumento de 1% de suas vendas em setembro, a 17.752 unidades.
O fabricante japonês Toyota também registrou aumento significativo de 10,3% em suas vendas em setembro nos Estados Unidos, beneficiando-se da nova situação relacionada à energia no país, que está incentivando os consumidores a preferirem seus modelos mais econômicos.
Para isso, a Toyota lançou mão de seus carros de baixos custos e modelos com motor híbrido, que funcionam tanto a gasolina como a eletricidade.