Ford pretende multiplicar por dez produção de híbridos até 2010

WASHINGTON, 21 set (AFP) - O construtor automobilístico americano Ford prevê multiplicar por 10 sua produção anual de veículos híbridos (movidos a gasolina e eletricidade), até chegar a 250.000 unidades daqui a 2010, anunciou nesta quarta-feira o presidente da empresa, Bill Ford.

"Mais da metade das linhas das marcas Ford, Lincoln e Mercury terão versões híbridas", destacou Bill Ford em discurso a funcionários da empresa.

O segundo maior construtor americano produz atualmente cerca de 24 mil veículos híbridos ao ano, segundo um comunicado.

A Ford prevê também aumentar a produção de carros de "combustão flexível", que funcionam tanto com etanol (álcool), gasolina ou com uma mistura dos dois, para 280.000 daqui a 2006.

Para 2008, a Ford espera oferecer cinco modelos diferentes de híbridos, entre eles os Ford Escape e Fusion, os Mercury Mariner e Milan e o Mazda Tribute.

A Ford é atualmente o único construtor americano que fabrica veículos híbridos e foi o primeiro a oferecer um 4x4 deste tipo, o Escape, lembra o comunicado.

Este verão (no Hemisfério Norte) os construtores americanos registraram uma forte queda nas vendas de veículos 4x4 tradicionais, devido aos preços recordes da gasolina.

UOL Cursos Online

Todos os cursos