Ford pretende multiplicar por dez produção de híbridos até 2010
WASHINGTON, 21 set (AFP) - O construtor automobilístico americano Ford prevê multiplicar por 10 sua produção anual de veículos híbridos (movidos a gasolina e eletricidade), até chegar a 250.000 unidades daqui a 2010, anunciou nesta quarta-feira o presidente da empresa, Bill Ford.
"Mais da metade das linhas das marcas Ford, Lincoln e Mercury terão versões híbridas", destacou Bill Ford em discurso a funcionários da empresa.
O segundo maior construtor americano produz atualmente cerca de 24 mil veículos híbridos ao ano, segundo um comunicado.
A Ford prevê também aumentar a produção de carros de "combustão flexível", que funcionam tanto com etanol (álcool), gasolina ou com uma mistura dos dois, para 280.000 daqui a 2006.
Para 2008, a Ford espera oferecer cinco modelos diferentes de híbridos, entre eles os Ford Escape e Fusion, os Mercury Mariner e Milan e o Mazda Tribute.
A Ford é atualmente o único construtor americano que fabrica veículos híbridos e foi o primeiro a oferecer um 4x4 deste tipo, o Escape, lembra o comunicado.
Este verão (no Hemisfério Norte) os construtores americanos registraram uma forte queda nas vendas de veículos 4x4 tradicionais, devido aos preços recordes da gasolina.
"Mais da metade das linhas das marcas Ford, Lincoln e Mercury terão versões híbridas", destacou Bill Ford em discurso a funcionários da empresa.
O segundo maior construtor americano produz atualmente cerca de 24 mil veículos híbridos ao ano, segundo um comunicado.
A Ford prevê também aumentar a produção de carros de "combustão flexível", que funcionam tanto com etanol (álcool), gasolina ou com uma mistura dos dois, para 280.000 daqui a 2006.
Para 2008, a Ford espera oferecer cinco modelos diferentes de híbridos, entre eles os Ford Escape e Fusion, os Mercury Mariner e Milan e o Mazda Tribute.
A Ford é atualmente o único construtor americano que fabrica veículos híbridos e foi o primeiro a oferecer um 4x4 deste tipo, o Escape, lembra o comunicado.
Este verão (no Hemisfério Norte) os construtores americanos registraram uma forte queda nas vendas de veículos 4x4 tradicionais, devido aos preços recordes da gasolina.