Alemães se lançam na fabricação de carros com motores híbridos

FRANKFURT, Alemanha, 13 set (AFP) - Depois de muito tempo concentrados nos motores a diesel, os fabricantes europeus de automóveis decidiram investir agora nos híbridos, alimentados a gasolina e eletricidade, para tentar compensar a disparada dos preços do petróleo e o sucesso da Toyota.

A Volkswagen junto com a Audi, e a Daimler-Chrysler com BMW, assim como a General Motors (GM) e a Peugeot resolveram fabricar carros usando um motor a explosão com outro elétrico, capazes de economizar até 30% de gasolina.

Especialistas da Universidade Técnica de Aachen advertiram recentemente que a disparada dos preços do petróleo pressionaria as empresas a produzirem carros mais econômicos com motores híbridos.

Entretanto, os consumidores ainda não estão muito convencidos. "A técnica já está disponível para a produção em série destes motores, mas ainda não há demanda", comentou o especialista e engenheiro Henning Wallentowitz, da equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia Automotriz da universidade, que em 1972 montou o primeiro motor híbrido na Alemanha.

O sistema híbrido aciona o motor à explosão quando a propulsão a bateria não oferece o rendimento desejado.

Os especialistas apenas podem estimar, em linhas gerais, a relação entre os avanços da técnica e o preço final do veículo. Os fabricantes devem calcular se, com as condições atuais do mercado, podem "fixar um preço 10% superior" ao dos modelos convencionais com motor à explosão por sua variante com motor híbrido, indicou Wallentowitz.

"Basicamente, tudo depende do modelo e do consumo", explicou o cientista.

"A técnica do motor híbrido deve ser incorporada em modelos de grande consumo e carros de classe média. Mas não faz muito sentido nos carros pequenos e econômicos que não gastam muito combustível", concluiu Wallentowitz.

Apesar da iniciativa alemã, o pioneiro na fabricação de automóveis com motores híbridos é o grupo japonês Toyota, que faz grande sucesso nos Estados Unidos com seu modelo Prius, nome que não parece ter sido escolhido por acaso (esta palavra, vinda do latim e significa "aquilo que vem primeiro").

A Volkswagen anunciou recentemente que desenvolverá também um híbrido com sua filial chinesa SVWV.

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