VW quer reduzir custos de produção em 1,3 bilhão de euros até 2008

FRANKFURT, Alemanha, 8 set (AFP) - O grupo alemão Volkswagen (VW) pretende reduzir em 1,3 bilhão de euros (1,6 bilhão de dólares) os custos de produção até 2008, por meio de supressões de postos de trabalho e com o aumento da produtividade, anunciou um diretor da companhia à imprensa alemã.

"Teremos supressões de emprego importantes", afirmou Reinhard Jung, diretor de produção e logística da VW em uma entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.

A VW anunciou na segunda-feira um plano social para acabar com milhares de empregos, mas sem mencionar números concretos. A redução do número de funcionários será feita através de demissões voluntárias e aposentadorias antecipadas, mas sem demissões forçadas, segundo o presidente da empresa, Bernd Pischetsrieder.

A imprensa alemã destacou que a VW deve acabar com 14.000 postos de trabalho na Europa antes de 2008.

No entanto, Jung se recusou a confirmar o número, argumentando que o objetivo da VW não é suprimir empregos, e sim reduzir custos.

Paralelamente, a companhia terceirizará parte das atividades e aumentará a produtividade simplificando os processos de produção. Até 2008, a produtividade deve aumentar 6% por ano.

UOL Cursos Online

Todos os cursos