Ducati 848 EVO é evolução da espécie feita para as pistas

Da Infomoto

Segundo uma das mais conhecidas teorias da evolução, os seres mais adaptados ao meio têm mais chances de sobreviver. No mundo das motocicletas esportivas essa adaptação significa mais potência e maior poder de frenagem -- tudo para diminuir o tempo de uma volta. Com a proposta de ser uma moto “projetada pelo cronômetro”, a Ducati lançou nesta semana uma evolução de sua superesportiva média: a 848 EVO modelo 2011.

O maior destaque da evolução da 848, como sugere o nome, fica para o afinado motor Testastretta com números impressionantes. Com 848 cm3 ele agora gera 140 cv a 10.500 rpm e 10 kgfm a 9.750 rpm. O propulsor de dois cilindros em “L” (um “V” a 90°) conta com arrefecimento líquido e o conhecido comando de válvulas desmodrômico. São quatro válvulas por cilindro que foram retrabalhadas e a compressão foi aumentada para 13.2:1. Segundo a marca, o novo modelo agora está mais fácil para pilotar apesar de seu peso ter sido mantido em 168 kg.

Outra evolução significativa foi feita no sistema de freios, que recebeu uma nova pinça monobloco feita em alumínio da grife Brembo. Se isso não bastasse cada conjunto tem quatro pistões segurando os discos dianteiros de 320 mm cada. Além de aumentar o poder de frenagem, o sistema foi ajustado para proporcionar mais “tato” ao piloto.

SINTA-SE O CASEY STONER
Seguindo os passos de sua irmã maior, a 1198, a 848 EVO reúne a maioria das soluções da marca. São eles o quadro de treliça, amortecedor de direção, saída dos escapamentos por baixo do banco e a suspensão traseira do tipo monobraço. Até mesmo as rodas são feitas com cinco raios em “Y” para a redução de peso.

O painel em LED é totalmente digital e completo, marcando até mesmo o tempo de volta. Para os amantes da velocidade é possível também equipar a 848 EVO com o sistema Ducati Data Analyser (DDA). Com ele é possível baixar os dados de aceleração, velocidade e até mesmo posição do acelerador para um computador, via USB. Um equipamento de telemetria digno de um piloto de MotoGP. As carenagens são feitas para melhorar a aerodinâmica sem perder a tradição da marca. Ainda não existe previsão de quando esta moto chega ao Brasil. Seja em um passeio ou durante um trackday o piloto vai ser sentir o próprio Casey Stoner. (por Lucas Rizzollo)

UOL Cursos Online

Todos os cursos