BMW R 1200 RT tem novo motor de 110 cv e som com MP3
Da Infomoto
Se você olhar para essa BMW R 1200 RT e não sentir uma vontade incontrolável de pegar a estrada, lamento informar, mas há algo de errado com você. Afinal, a grã-turismo alemã é a perfeita definição de estradeira sobre duas rodas. Ainda mais nesse novo modelo 2010, que recebeu diversas melhorias, entre elas a versão atualizada do motor boxer de dois cilindros opostos e 1.170 cm³, que oferece mais torque desde baixos regimes. Além, é claro, de alguns itens que transformam um simples passeio de moto em uma viagem pra lá de prazerosa.
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Grã-turismo da BMW tem novo motor de 1.170 cm³ com mais torque para embalar viagens
ALTO E BOM SOM
A moto alemã também se rendeu às músicas digitais e não oferece mais CD Player. Com uma seleção de músicas que iam de Red Hot Chilli Peppers a Yes, passando por Rolling Stones e Franz Ferdinand, devidamente gravada no pendrive, saí cedo para aproveitar o ensolarado Dia de Tiradentes. Bastou seguir a dica da BMW: gravar os arquivos em pastas com o nome BMW1, BMW2, e assim por diante.
Mas, como tudo na vida, a R 1200 RT tem também seu lado ruim. Pois circular com os 259 kg (em ordem de marcha) distribuídos em mais de dois metros de comprimento e 90,5 cm de largura (com as duas bolsas laterais) pelo trânsito da capital paulista não é tarefa das mais agradáveis, tenho de confessar. Sorte que uma das qualidades do motor boxer é oferecer bastante torque desde as baixas rotações.
FICHA TÉCNICA: BMW R 1200 RT 2010
Motor: | Boxer, 1.170 cm³, quatro válvulas por cilindro, DOHC e refrigeração mista. |
Potência: | 110 cv a 7.750 rpm. |
Torque: | 12,25 kgfm a 6.000 rpm. |
Câmbio: | Seis marchas com transmissão final por eixo-cardã. |
Alimentação: | Injeção eletrônica; partida elétrica. |
Quadro: | Multitubular em aço. |
Suspensão: | BMW Telelever com 120 mm de curso (dianteira); BMW Paralever com 135 mm de curso (traseira). |
Freios: | Disco duplo de 320 mm com ABS (dianteira); disco simples de 265 mm de diâmetro com ABS (traseira). |
Pneus: | 120/70-17 (dianteira); 180/55-17 (traseira). |
Dimensões: | 2.230 mm x 905 mm x ND (CxLxA); 820/840 mm (altura do assento). |
Peso: | 259 kg (em ordem de marcha, sem as malas laterais). |
A nova versão do motor de dois cilindros opostos com 1.170 cm³ ganhou um duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), novas borboletas de aceleração, e novas válvulas, tudo para garantir um torque máximo maior: 12,25 kgfm a 6.000 rpm (no modelo anterior eram 11,74 kgfm na mesma rotação). Número suficiente para levar a RT de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos. As melhorias garantiram também uma curva de torque mais plana. A potência máxima foi mantida: os mesmos 110 cv só que agora a 7.750 rpm. E o motor agora pode atingir mais 500 rotações, chegando a 8.500 giros.
A RT parece até uma moto automática. Mesmo em terceira marcha, em 1.500 rotações, basta girar o acelerador para o motor oferecer vigor sem a tradicional “batida de pino”, graças ao comando eletrônico que gerencia o motor e evita o desconforto. Dessa forma fica até fácil pilotar essa grande motocicleta em baixas velocidades, difícil é circular entre os carros com quase um metro de largura.
Outro ponto positivo é que os retrovisores dessa BMW realmente funcionam. Acoplados à enorme carenagem frontal oferecem excelente visão traseira -- arrisco dizer que um dos mais eficazes espelhos retrovisores instalados em uma moto.
CONFORTO TOTAL
Enquanto percorria o novo trecho sul do Rodoanel paulista, regulei o piloto automático para 100 km/h, limite de velocidade da rodovia; ajustei o parabrisa em uma altura adequada; e curti a trilha sonora, enquanto usava o novo e prático seletor que aumenta o volume e muda de faixa no punho esquerdo. O conforto era tanto que não tinha nem vontade de acelerar mais. Essa é a proposta da R 1200 RT, viajar com prazer, sem pressa e confortavelmente. Até mesmo porque acima de 140 km/h ficava difícil ouvir a música.
Rodeado pela bela paisagem, me distraía com as informações do computador de bordo: autonomia, consumo médio, velocidade média, pressão dos pneus... Aproveitei para testar as mudanças do novo ajuste eletrônico de suspensão (ESA II), com o qual pode escolher os modos Comfort, Normal e Sport, além de Piloto, Piloto e garupa e Com bagagem. Na cidade, com mais buracos, o modo Comfort, mais macio, se mostrou mais adequado. O Normal foi ideal para a tocada tranquila nos cerca de 80 quilômetros entre a Rodovia dos Bandeirantes, na região Oeste da cidade de São Paulo, e a Via Anchieta, já no trecho Sul. O modo “Sport” me pareceu rígido demais, transferindo ao piloto toda e qualquer imperfeição do piso.
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Versão Premium, com malas laterais, sistema de som, e pacote tecnológico, custa R$ 89.900
Com algum esforço para manobrar a enorme moto alemã do alto de meu 1,71 m, guardei-a na garagem. Uma tarefa delicada, já que seu banco original fica a 84 cm do solo (pode ser ajustado em 82 cm também). Fiquei melancólico ao lembrar que o feriado estava se acabando e com chegava ao fim também o teste com a nova R 1200 RT 2010. Afinal, para ter uma dessas na garagem é preciso desembolsar R$ 89.900 (valor da versão Premium com todos os opcionais descritos). Descobri que há a opção de um banco mais baixo a 78 cm do chão. Foi então que percebi que minha estatura mediana, definitivamente, não era um grande problema. (por Arthur Caldeira)