Harley-Davidson Sportster 48 é hot-rod de visual cru

Da Infomoto

Desde que foi lançada em 1957, a linha Sportster da Harley-Davidson guarda uma aura de rebeldia. Mais simples entre os modelos custom da marca norte-americana, as motos Sportster sempre foram o alvo preferido de customizadores, verdadeiras telas em aço para os artistas que gostam de personalizar motocicletas. Para reforçar ainda mais essa vocação, a Harley-Davidson lançou em sua linha 2010, a nova Sportster Forty-Eight (48).

  • Divulgação

    Modelo aposta em visual cru, com pneus largos, tanque "peanut" e motor Evolution de 1.200 cm³

Com clara inspiração na escola hot-rod -- veículos das décadas de 30 e 40 com rodas mais largas -- a nova HD Forty-Eight traz um largo pneu de 130 mm na dianteira e de 150 mm na traseira. Reforçam o visual clássico seus paralamas "cortados", mais curtos que os usados nos outros modelos da linha Sportster.

Segundo a Harley-Davidson, as suspensões foram rebaixadas, porém, a marca não revelou o curso do garfo telescópico convencional, na dianteira, e nem dos dois amortecedores traseiros. Mas a julgar pelos menos de 10 cm da distância mínima do solo, a nova Forty-Eight é uma legítima representante do estilo "low" (baixa).

SPORTSTER 48 É CLEAN Além de reviver o estilo hot-rod, a Sportster Forty-Eight 2010 traz de volta o lendário tanque "peanut" (amendoim) que foi utilizado pela primeira vez em 1948 (daí, presume-se, vem o nome do modelo) em outros modelos da marca e, após isso, nos modelos mais antigos da família Sportster. Com capacidade para cerca de 8 litros (2,1 galões), o pequeno reservatório denuncia a vocação mais urbana desta nova Harley-Davidson.

Definitivamente, a Forty-Eight não foi feita para longas viagens e sim para uma volta pela cidade com os amigos e obrigatoriamente sem garupa, já que o modelo traz um banco único a apenas 660 mm do chão. Ideal para o passeio de fim de semana e o anda-e-para do trânsito. Às esposas ciumentas, a Harley-Davidson avisa que estará disponível como acessório um banco para garupa. Que certamente não terá um tamanho muito generoso e nem confortável.

Para completar o visual "clean" e personalizado dessa nova Sportster, estão os espelhos retrovisores montados na posição invertida, isto é, para baixo do guidão. Além disso, a HD Forty-Eight traz ainda um para-lama traseiro totalmente despojado, já que a lanterna e a luz de freio são incorporados aos piscas e o suporte de placa está fixado na lateral da moto.

Por último, mas não o pior, completa o conjunto o bom e velho, quer dizer tradicional, motor Evolution de dois cilindros em "V", refrigerado a ar e com 1.200 cm³ de capacidade, que equipa as Sportster há muitos anos. A diferença é que na Forty-Eight ele é totalmente pintado na cor preta, exceção dos cabeçotes e das duas curtas ponteiras de escapamento que são cromadas.

A nova e radical integrante da família Sportster também traz uma receita importante em momentos de crise no mercado norte-americano de motocicletas: seu preço é de "apenas" US$ 10.500 (cerca de R$ 20.000, sem os custos de frete ou impostos) na cor preta. Nas cores prata e laranja, o preço sobe ligeiramente, para US$ 10.789. A Harley-Davidson Forty-Eight deve chegar às concessionárias da marca nos Estados Unidos ainda neste primeiro semestre. No Brasil, porém, o desembarque só deve ocorrer no final deste ano ou em 2011. (por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos