MVK Spyder é chopper chinesa com estilo 'Easy Rider'

Da Infomoto

O filme "Sem Destino (Easy Rider, 1969)", estrelado por Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson, completou 40 anos em 2009. Ícone entre os motociclistas, a película transformou a moto em símbolo de liberdade e ousadia sobre duas rodas. Para testar a exótica MVK Spyder é preciso "incorporar" a irreverência dos hippies dos anos 60. Construída no estilo chopper pela marca chinesa Regal-Raptor, o modelo conta com garfo bastante alongado e grande ângulo de cáster, muitos cromados, tanque decorado com labaredas (flames) prateadas, freio a disco em ambas as rodas e motor de dois cilindros paralelos de quase 21 cv de potência. O preço sugerido é de R$ 15.580.
  • Mario Villaescusa/Infomoto

    Chopper chinesa tem garfo alongado, motor de dois-cilindros e 21 cv e custa R$ 15.580

À primeira vista, a MVK Spyder parece que foi feita de forma artesanal. A moto impressiona pelo comprimento (2.580 mm) e pela grande distância entre-eixos (1.880 mm). Só para comparar, a Harley-Davidson Rocker (1.760 mm) e a Yamaha Midnight Star 950 (1.685 mm) são mais compactas. Os números mostram dois lados de uma mesma moeda, já que com esta configuração a moto roda com mais desenvoltura em estradas retas e bem pavimentadas. Em trechos muitos sinuosos, manobras em baixa velocidade ou para o simples ato de estacionar, o motociclista sofre um pouco para realizar as operações.

Quando o piloto sobe na Spyder e liga o motor, o som grave que se propaga pelos dois escapamentos -- um cano de cada lado -- e faz lembrar as motos de maior cilindrada e potência. Com o modelo em movimento, braços e pernas ficam bem à frente. Isso em função da adoção de um guidão reto (T-Bar) e também pelas pedaleiras avançadas, que em curvas muito fechadas podem raspam no asfalto. Já no trânsito urbano, piso irregular e corredores apertados, a maneabilidade desta moto fica muito prejudicada.

MOTO E CICLÍSTICA
A MVK Spyder está equipada com motor de dois cilindros paralelos, quatro tempos, comando simples no cabeçote (OHC), que gera 20,8 cv a 8.000 rpm de potência máxima e torque máximo de 1,85 kgfm a 6.500 rpm. Com 270 cm³, 180 kg a seco, falta um pouco mais vigor ao propulsor fabricado pela chinesa Regal-Raptor, que gosta de trabalhar em médias e altas rotações. A configuração do motor de dois cilindros gêmeos lembra a utilizada nas saudosas Honda CB 400/450, na década de 80. A alimentação anda é feita por dois carburadores. Outro ponto negativo, além do baixo desempenho, é a vibração.

No conjunto ciclístico, a moto traz na parte dianteira garfo telescópico de 120 mm de curso e dois discos de freio de 240 mm de diâmetro. Na traseira, balança com duplo amortecimento com 60 mm de curso, que ficam instalados sob a Spyder -- similar ao utilizado em alguns modelos Harley-Davidson -- e freio a disco também de 240 mm de duplo pistão.

FICHA TÉCNICA: MVK Spyder

MotorOHC, 270 cm³, quatro tempos, dois cilindros paralelos, refrigeração líquida.
Potência20,8 cv a 8.000 rpm
Torque1,85 kgfm a 6.500 rpm.
Diâmetro
e curso
57 mm x 53 mm; Taxa de compressão: 10.2:1.
CâmbioCinco marchas com transmissão final por corrente.
QuadroBerço duplo em aço.
SuspensãoGarfo telescópico de 37 mm, com 120 mm de curso (dianteira); balança com duplo amortecimento do tipo softtail, com 60 mm de curso (traseira).
FreiosDisco duplo com 240 mm e duplo pistão (dianteiro e traseiro).
Pneus80/90-21 (dianteiro) e 160/80-16 (traseiro).
Dimensões2.580 mm x 840 mm x 1.110 mm (CxLxA); 660 mm (altura do assento ao solo); 1.820 mm (entre-eixos).
Tanque12,5 litros.
Peso180 kg (a seco).
CorPreta.
A chopper da MVK apresenta suspensão mais macia que as tradicionais custom, isso em virtude de seu "exagerado" ângulo de cáster. No caso específico da Spyder, quanto mais rígida a suspensão dianteira, mais susceptível a torção nas bengalas. O conjunto traseiro se apresentou eficiente, de acordo com sua proposta.

Na avaliação, o acionamento do freio dianteiro se apresentou um pouco "duro" e os pequenos freios a disco apresentaram comportamento "borrachudo", porém temos que levar em consideração que a moto testada tinha pouquíssimos quilômetros rodados. Já o freio traseiro teve o desempenho esperado para uma motocicleta da categoria. Apesar de sua origem chinesa, a MVK Motos optou em calçar o modelo com pneus Pirelli MT 66, nas medidas 80/90-21 (dianteiro) e 160/80-16 (traseiro). Ou seja, pneus de qualidade refletem em maior equilíbrio e melhor dirigibilidade, além de auxiliarem o conjunto de suspensão.

DESIGN
O estilo desta chooper é do tipo "ame-a ou deixe-a": garfo à frente, muitos cromados, pintura em flames, rodas em liga leve e baixa altura do assento (apenas 660 mm). Exótica, a moto conta com banco em dois níveis e sissy-bar (encosto para a garupa) que garantem que piloto e passageiro rodem bem acomodados.

Os comandos são simples e bem posicionados. O painel de instrumentos -- composto por velocímetro, hodômetros total e parcial, além das lâmpadas indicativas -- fica sobre o tanque de combustível de 12,5 litros.

Segundo a MVK, a Spyder faz 23 km/l e, consequentemente, oferece uma autonomia de cerca de 280 km. Segundo a MVK Motos, a Spyder modelo 2010 deverá ter motor com injeção eletrônica. Sua capacidade cúbica vai ser aumentada para 320 cm³ e a cavalaria, para 22,8 cv de potência máxima. A marca ainda revela planos de montar o modelo em sua futura fábrica em Manaus (AM), que deve ser inaugurada ainda neste semestre. (por Aldo Tizzani)

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