Yamaha Fazer 2011 mantém motor e inova com design radical
Da Infomoto
A nova Yamaha YS 250 Fazer, que chega como modelo 2011, tenta solucionar um problema que se agravou com chegada da Honda CB 300R: o desenho defasado que a acompanha desde seu lançamento em 2005. O novo modelo radicalizou no design, inspirado nos produtos de alto desempenho da marca dos três diapasões. Manteve o mesmo motor e conjunto ciclístico equilibrado com uma boa novidade: o freio a disco traseiro. Ponto para a nova Yamaha, já que o modelo básico da CB 300R tem freio a tambor.
Além disso, a Yamaha tem outra boa notícia ao consumidor. Manteve o preço do produto em R$ 10.950, mesmo com as significativas mudanças. A produção inicial será de 3.000 unidades por mês e o início das vendas está prevista para a segunda quinzena de fevereiro.
Nesta revolução visual, a Yamaha pretende fazer bastante barulho com a nova Fazer 250, que a partir de agora vai encarar de igual para igual sua principal concorrente, a CBzinha, que tem preço sugerido de R$ 11.490.
De cara o que chama a atenção na mini-naked foi a adoção de um conjunto óptico muito similar ao utilizado pela XJ6 N, naked de 600 cm³ que também acaba de desembarcar no Brasil. O novo farol utiliza lâmpada de 60 watts, que ajudará na pilotagem noturna. Em sua primeira grande mudança estética, a moto ganhou ainda um novo painel de instrumentos, com visor de cristal líquido, rabeta ascendente com lanterna triangular em LEDs (muito parecida com a da superesportiva YZF-R1). A moto adotou nova alça para a garupa e rodas de liga leve com desenho mais moderno e, diga-se, mais bonito.
CICLÍSTICA E CONFORTO
A Fazer 250 reúne cinco pontos para ser um sucesso de vendas: qualidade, confiabilidade, conforto, economia e agilidade, principalmente para encarar o trânsito dos grandes centros. Neste primeiro contato ficou claro o compromisso da Yamaha em investir na evolução natural de um produto já consagrado pelo motociclista. Bastante versátil para o dia a dia, a Fazer 2011 também pode encarar viagens curtas, já que o banco em dois níveis, com novo revestimento, garante o máximo de conforto.
Na parte ciclística, além das novas rodas, a grande novidade é o freio a disco (220 mm de diâmetro) na traseira. Na dianteira, o mesmo disco de 282 mm de diâmetro e pinça com dois pistões da versão anterior.
No conjunto de suspensões, garfo telescópico convencional, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. Ambas com 120 mm de curso. Porém, no modelo 2011, a Fazer ganhou novo link com rolete entre o amortecedor e a balança traseira. Segundo a marca, para deixar o conjunto mais macio e estável.
FICHA TÉCNICA
MOTORIZAÇÃO
O motor monocilíndrico de 249 cm³, comando de válvula no cabeçote (OHC), que gera 20,7 cv de a 8.000 rpm e 2,10 kgfm a 6.500 rpm de torque máximo pode ser considerado um belo projeto da Yamaha do Brasil, afinal está também fazendo sucesso na América Latina e Europa.
Ao subir na moto, acionar a partida elétrica e girar o acelerador, o propulsor oferece respostas rápidas e também um bom rendimento em baixos e médios regimes de rotações, o que representa maior agilidade para deslocamentos urbanos. Para quem não sabe, a Fazer 250 foi a primeira motocicleta de média cilindrada fabricada no Brasil alimentada por sistema de injeção eletrônica de combustível. Totalmente de acordo com as normas ambientais de emissão de gases poluentes (Promot 3), o motor da Fazer 250 trabalha de forma linear e sem engasgos.
Como diferencial, o pistão desta Yamaha é forjado e o cilindro conta com revestimento cerâmico, que dispersa o calor com mais propriedade. Esta tecnologia é a mesma usada em modelos da maior cilindrada da marca como, por exemplo, a superesportiva YZF R1 e a trail XT660R.
O câmbio de cinco velocidades continua oferecendo engates rápidos e bastante precisos. Não houve mudanças nas relações de marcha e nem da transmissão final.
Segundo Alexandre Hernandes, instrutor técnico da Yamaha, a Fazer 250 2011 está completa. "É um projeto com excelente pilotagem e que agora melhorou significativamente seu apelo visual", conclui o responsável pelo pós-venda da marca dos três diapasões, dizendo que a moto será vendida em três opções de cores: preta, vermelha e roxa.
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Com novo desenho e freio a disco na traseira, Fazer 250 tem preço mantido em R$ 10.950
Nesta revolução visual, a Yamaha pretende fazer bastante barulho com a nova Fazer 250, que a partir de agora vai encarar de igual para igual sua principal concorrente, a CBzinha, que tem preço sugerido de R$ 11.490.
ÁLBUM DE FOTOS |
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CICLÍSTICA E CONFORTO
A Fazer 250 reúne cinco pontos para ser um sucesso de vendas: qualidade, confiabilidade, conforto, economia e agilidade, principalmente para encarar o trânsito dos grandes centros. Neste primeiro contato ficou claro o compromisso da Yamaha em investir na evolução natural de um produto já consagrado pelo motociclista. Bastante versátil para o dia a dia, a Fazer 2011 também pode encarar viagens curtas, já que o banco em dois níveis, com novo revestimento, garante o máximo de conforto.
Na parte ciclística, além das novas rodas, a grande novidade é o freio a disco (220 mm de diâmetro) na traseira. Na dianteira, o mesmo disco de 282 mm de diâmetro e pinça com dois pistões da versão anterior.
No conjunto de suspensões, garfo telescópico convencional, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. Ambas com 120 mm de curso. Porém, no modelo 2011, a Fazer ganhou novo link com rolete entre o amortecedor e a balança traseira. Segundo a marca, para deixar o conjunto mais macio e estável.
FICHA TÉCNICA
Yamaha YS 250 Fazer
Motor | Monocilíndrico, 250 cm³, OHC, quatro tempos, refrigerado a ar. |
Potência | 20,7 cv a 8.000 rpm. |
Torque | 2,1 kgfm a 6.500 rpm. |
Alimentação | Injeção eletrônica. |
Câmbio | Cinco marchas com transmissão final por corrente. |
Quadro | Berço duplo em aço. |
Suspensão | Garfo telescópico com 120 mm de curso (dianteira); balança monoamortecida com 120 mm de curso (traseira). |
Freios | Dianteiro a disco de 282 mm; traseiro a disco de 220 mm. |
Dimensões | 2.065 mm x 745 mm x 1.065 mm (CxLxA); 1.360 mm (entre-eixos); 190 mm (altura do solo); 805 (altura do assento ao solo). |
Tanque | 19,2 litros (4,5 l na reserva). |
Peso | 137 kg. |
Preço | R$ 10.950. |
O motor monocilíndrico de 249 cm³, comando de válvula no cabeçote (OHC), que gera 20,7 cv de a 8.000 rpm e 2,10 kgfm a 6.500 rpm de torque máximo pode ser considerado um belo projeto da Yamaha do Brasil, afinal está também fazendo sucesso na América Latina e Europa.
Ao subir na moto, acionar a partida elétrica e girar o acelerador, o propulsor oferece respostas rápidas e também um bom rendimento em baixos e médios regimes de rotações, o que representa maior agilidade para deslocamentos urbanos. Para quem não sabe, a Fazer 250 foi a primeira motocicleta de média cilindrada fabricada no Brasil alimentada por sistema de injeção eletrônica de combustível. Totalmente de acordo com as normas ambientais de emissão de gases poluentes (Promot 3), o motor da Fazer 250 trabalha de forma linear e sem engasgos.
Como diferencial, o pistão desta Yamaha é forjado e o cilindro conta com revestimento cerâmico, que dispersa o calor com mais propriedade. Esta tecnologia é a mesma usada em modelos da maior cilindrada da marca como, por exemplo, a superesportiva YZF R1 e a trail XT660R.
O câmbio de cinco velocidades continua oferecendo engates rápidos e bastante precisos. Não houve mudanças nas relações de marcha e nem da transmissão final.
Segundo Alexandre Hernandes, instrutor técnico da Yamaha, a Fazer 250 2011 está completa. "É um projeto com excelente pilotagem e que agora melhorou significativamente seu apelo visual", conclui o responsável pelo pós-venda da marca dos três diapasões, dizendo que a moto será vendida em três opções de cores: preta, vermelha e roxa.