BMW F 800 GS tem desempenho e ciclística para enfrentar aventuras

Da Infomoto

A BMW R 1200 GS é um ícone entre as motocicletas aventureiras e também o modelo mais vendido da marca alemã em todo mundo. Aproveitando-se da fama da família GS, a BMW lançou em 2007 a F 800 GS. Equipada com um motor de dois cilindros paralelos e 800 cc, a "mini GS" desembarcou no Brasil no final de 2008. Dividindo com sua irmã maior atributos como versatilidade e grande autonomia, a F 800 GS tem no porte menor e preço mais acessível as vantagens para conquistar os motociclistas fãs do segmento big-trail que veem na marca alemã seu objeto de desejo.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Motor da F 800 GS oferece 85 cv e suspensões de longo curso encaram bem os obstáculos

Para criar sua aventureira de média cilindrada, a BMW colocou em prática sua arte de desenvolver vários modelos a partir da mesma base mecânica. O motor de dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e 798 cm³ de capacidade estreou na esportiva F 800 S em 2006.

De lá para cá a BMW lançou a ST, versão sport-touring, e a urbana F 650 GS que, apesar do nome, usa esse propulsor. Porém, na F 800 GS, o bicilíndrico está posicionado de forma mais "reta" e não inclinado, além de trazer um sistema de refrigeração líquida mais eficiente e adequado ao uso fora de estrada.
AVENTURA SOBRE DUAS RODAS
Gustavo Epifanio/Infomoto
VEJA A BMW F 800 GS EM AÇÃO
As vibrações típicas de motores com essa arquitetura ainda estão presentes, mas não incomodam. Além de trazer uma espécie de biela que reduz as vibrações, a posição do propulsor reduziu ainda mais o incômodo neste modelo. Encaixou-se tão perfeitamente à motocicleta que, se não conhecesse o histórico da marca, diria que o propulsor foi projetado exclusivamente para a aventureira F 800 GS.

A curva plana de torque - chegando ao máximo de 8,47 kgf.m a 5.750 rpm - oferece força desde as baixas rotações e exige poucas trocas no câmbio de seis marchas. O que se traduz em conforto na pilotagem e disposição para levantar a roda dianteira e encarar obstáculos nas estradas de terra. Com poucas vibrações, o motor também pode girar alto e oferecer 85 cv de potência máxima a 7.500 rpm. Desempenho interessante para a capacidade cúbica do motor e superior às motos da mesma categoria.

CICLÍSTICA APROPRIADA
Com a proposta de ser uma aventureira para encarar qualquer caminho, a BMW dotou a F 800 GS de uma ciclística apropriada a esta missão. O quadro de aço e seção tubular oferece bastante estabilidade, seja em altas velocidades na estrada ou encarando um esburacado morro de terra.

O conjunto dianteiro tem roda raiada de 21 polegadas com garfo telescópico invertido de 45 mm de diâmetro. Na traseira, roda de 17 polegadas e balança de alumínio com um único conjunto mola-amortecedor. Como ambas têm longo curso (230 mm na frente e 215 mm atrás), não são um primor em curvas. Porém, enfrentam lombadas, valetas e buracos da cidade como se estes não existissem.

Em estradas de terra ou trilhas leves, o conjunto de suspensões absorve as irregularidades e ainda permite regulagem da pré-carga da mola traseira. Só não seria possível saltar como em pistas de motocross, mas, para encarar uma aventura por estradas de terra, a F 800 GS é a companheira ideal.

FICHA TÉCNICA

BMW F 800 GS
Motor: DOHC, 798 cm³, 2 cilindros paralelos, 4 válvulas por cilindro e refrigerado a água.
Alimentação: Injeção eletrônica.
Partida: Elétrica.
Transmissão: Câmbio de seis velocidades com transmissão final por corrente.
Potência: 85 cv a 7.500 rpm.
Torque: 8,47 kgfm a 5.750 rpm.
Diâmetro e curso: Não disponível.
Quadro: Multitubular em aço.
Suspensão: Garfo telescópico, com 230 mm de curso, na dianteira; balança monoamortecida, com 215 mm de curso, na traseira.
Freios: Duplo disco de 300 mm de diâmetro com pinça de dois pistões (dianteiro) e disco simples de 265 mm de diâmetro com pinça de um pistão (traseiro).
Rodas e pneus: 90/90-21 na dianteira e 150/70-17 na traseira.
Dimensões: 2.320 mm de comprimento, 945 mm de largura e 1.350 mm de altura. Entre-eixos de 1.578 mm, 880/850 mm de altura do assento ao solo. Altura para o solo não disponível.
Peso: 185 kg (a seco) e 207 kg (em ordem de marcha).
Tanque: 16 litros.
Cores: Preta/cinza e amarela/preta.
Preço: R$ 57.700 (Premium).
O único ponto negativo fica para os pneus Bridgestone Battle Wing, muito mais on que off-road. Mesmo em pisos secos de terra não demonstraram uma aderência suficiente para uma aventura mais ousada.

O que completa a ciclística é o excelente sistema de freios. Na dianteira, dois discos de 300 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Na traseira, disco único com pinça simples. Na versão testada, a F 800 GS tinha ainda o sistema ABS (anti travamento) que contribuí para frenagens seguras no asfalto e ainda pode ser desligado para incursões mais radicais no fora de estrada.

Além de todas as qualidades da ficha técnica da F 800 GS, o conjunto apresenta um baixo centro de gravidade em função da adoção do tanque de combustível sob o banco e também do posicionamento do motor. Com as massas centralizadas e o centro de gravidade mais baixo, em estradas de terra ou subidas mais íngremes, a moto mantém sua trajetória, enquanto a roda traseira derrapa em acelerações. Outro ponto positivo é seu peso relativamente baixo: 185 kg a seco e 207 kg em ordem de marcha: cerca de 30 kg a menos que a sua irmã maior, a R 1200 GS.

CONFORTO E TECNOLOGIA TÊM SEU PREÇO
Como toda moto aventureira, a F 800 GS não deixa a desejar no quesito conforto. Além do banco largo e disponível em duas alturas (850 mm e 880 mm), tem um pequeno, porém eficiente para-brisa, que contribui para uma pilotagem bastante confortável e por muitos quilômetros.

Nesse quesito ajuda o tanque de combustível para 16 litros. Segundo o computador de bordo, presente nessa versão testada, o consumo médio foi de 17 km/litros, o que resultaria em uma autonomia de 270 km. Nada espetacular, mas bom para a categoria.

A versão topo de linha, testada, trazia ainda freios ABS e aquecedor de manoplas, que podem ser úteis em viagens à Patagônia, no inverno. Com esses equipamentos, a BMW F 800 GS Premium tem preço sugerido de R$ 57.700. Já a versão mais básica sai por R$ 51.900. Como em todo teste das motos BMW, importadas, o preço é um ponto negativo quando as comparamos com motos concorrentes. E, no caso da F 800 GS, não é diferente. Mais cara que as concorrentes diretas de outras marcas, vale cada centavo: caso o futuro proprietário os tenha para gastar com uma moto aventureira como essa. (por Arthur Caldeira)

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