Ágil para o trânsito urbano, XTZ 125 X ganha face-lift na versão 2009
Da Infomoto
Quando o assunto é agilidade no trânsito urbano, logo pensamos na fluidez de uma motocicleta. Mas aliada à rapidez, a moto hoje precisa poluir menos o meio ambiente. Construída sobre a base da trail XTZ 125, a linha X 2009 traz como diferenciais as rodas de aro 17 polegadas e pneus de perfil esportivo, principal característica do conceito motoard, e novos carburador e catalisador. Com estes atributos, a moto da Yamaha oferece grande mobilidade ao motociclista e também já está de acordo com a nova lei de emissão de poluentes (Promot 3).

Como ocorre com carros com pacote "aventureiro", Yamaha XTZ 125 X fica no meio do caminho quando o assunto é versatilidade, mas deve agradar ao público jovem
Comparada à sua irmã on/off-road, a minimotard de 125 cc conta com motor e tampas laterais pintadas em preto. A dianteira passou por um face-lift e chama a atenção a nova carenagem do farol, bastante eficiente e seguindo o design da linha WR (modelos off-road profissionais). Outras pequenas mudanças na linha 2009 são a proteção do escapamento, agora com acabamento também em preto, e os adesivos na cor laranja. A 125 X tem ainda protetores de bengala em plástico rígido, escapamento e balança pintados em preto fosco, lentes de pisca arredondadas e translúcidas herdadas da XTZ 250 X e para-lama mais curto.
CICLÍSTICA
A ciclística permaneceu inalterada na linha 2009. O quadro é um duplo berço, com motor fazendo parte da estrutura. Na dianteira, o garfo telescópico convencional tem 180 mm de curso, assim como a suspensão traseira monoamortecida. Ambas absorvem tranquilamente as irregularidades do piso. A representante do conceito "X" da Yamaha está calçada com pneus Pirelli MT 75, de perfil mais esportivo, que ajuda a moto a "grudar" no chão.
O conjunto de freios permaneceu o mesmo da versão anterior. Na dianteira, a XTZ 125 X tem freio a disco de série -- disco de 220 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Na traseira, um tambor de 130 mm de diâmetro. Em função do baixo peso da moto (105 Kg a seco), o sistema de freios dá conta do recado, com destaque para o dianteiro, que faz a moto diminuir rapidamente a velocidade.
Assim, a pequena notável é destinada a um público jovem, que gosta de aventuras pela selva de pedra. Como nas supermotards de maior cilindrada, a XTZ 125 X impressiona pela capacidade de fazer curvas e mudanças rápidas de direção. Comparada com motos street, a 125 X leva algumas vantagens: a moto é mais alta; o piloto fica mais ereto e melhor encaixado sobre a moto, que conta com banco estreito e tanque de 10,6 litros.
MOTORIZAÇÃO
Para atender à nova legislação antipoluente, a mini-motard da Yamaha ganhou um carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, válvula solenóide de "cut-off" e um sensor de posição do acelerador. O carburador é o mesmo que equipa a street YBR 125 Factor e também a trail XTZ 125. Na prática, as alterações serviram para oferecer respostas mais rápidas e menor índice de emissões, porém com menos potência e torque. Além disso, a linha XTZ 125 X 2009 ganhou um novo catalisador.
Lançada no final de 2007, a moto está equipada com um motor monocilíndrico de quatro tempos, de 123,7 cm³, comando simples no cabeçote com duas válvulas e refrigeração a ar. Agora a linha XTZ X 2009 gera uma potência máxima de 10,9 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1,11 kgfm a 6.000 rpm. Em função do novo catalisador, a moto perdeu um pouco de potência e torque (anteriormente eram 12,5 cv e 1,19 kgfm, respectivamente), porém o produto está de acordo com sua proposta urbana. Como agilidade não leva em consideração a velocidade final, a 125 X da Yamaha não passa dos 110 km/h. Porém, na prática, a moto se "esquiva" bem dos carros. E o propulsor, de mecânica bastante simples, chega a rodar 40 km com um litro de gasolina.
Disponível apenas na cor preta, a XTZ 125X K (com partida a pedal) tem preço sugerido de R$ 7.231. Com opção de partida elétrica (versão E), o preço vai para R$ 8.025.
(por Aldo Tizzani)

Como ocorre com carros com pacote "aventureiro", Yamaha XTZ 125 X fica no meio do caminho quando o assunto é versatilidade, mas deve agradar ao público jovem
Comparada à sua irmã on/off-road, a minimotard de 125 cc conta com motor e tampas laterais pintadas em preto. A dianteira passou por um face-lift e chama a atenção a nova carenagem do farol, bastante eficiente e seguindo o design da linha WR (modelos off-road profissionais). Outras pequenas mudanças na linha 2009 são a proteção do escapamento, agora com acabamento também em preto, e os adesivos na cor laranja. A 125 X tem ainda protetores de bengala em plástico rígido, escapamento e balança pintados em preto fosco, lentes de pisca arredondadas e translúcidas herdadas da XTZ 250 X e para-lama mais curto.
ÁLBUM DE FOTOS |
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A ciclística permaneceu inalterada na linha 2009. O quadro é um duplo berço, com motor fazendo parte da estrutura. Na dianteira, o garfo telescópico convencional tem 180 mm de curso, assim como a suspensão traseira monoamortecida. Ambas absorvem tranquilamente as irregularidades do piso. A representante do conceito "X" da Yamaha está calçada com pneus Pirelli MT 75, de perfil mais esportivo, que ajuda a moto a "grudar" no chão.
O conjunto de freios permaneceu o mesmo da versão anterior. Na dianteira, a XTZ 125 X tem freio a disco de série -- disco de 220 mm de diâmetro com pinça de dois pistões. Na traseira, um tambor de 130 mm de diâmetro. Em função do baixo peso da moto (105 Kg a seco), o sistema de freios dá conta do recado, com destaque para o dianteiro, que faz a moto diminuir rapidamente a velocidade.
FICHA TÉCNICA | |||||||||||||||
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MOTORIZAÇÃO
Para atender à nova legislação antipoluente, a mini-motard da Yamaha ganhou um carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, válvula solenóide de "cut-off" e um sensor de posição do acelerador. O carburador é o mesmo que equipa a street YBR 125 Factor e também a trail XTZ 125. Na prática, as alterações serviram para oferecer respostas mais rápidas e menor índice de emissões, porém com menos potência e torque. Além disso, a linha XTZ 125 X 2009 ganhou um novo catalisador.
Lançada no final de 2007, a moto está equipada com um motor monocilíndrico de quatro tempos, de 123,7 cm³, comando simples no cabeçote com duas válvulas e refrigeração a ar. Agora a linha XTZ X 2009 gera uma potência máxima de 10,9 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 1,11 kgfm a 6.000 rpm. Em função do novo catalisador, a moto perdeu um pouco de potência e torque (anteriormente eram 12,5 cv e 1,19 kgfm, respectivamente), porém o produto está de acordo com sua proposta urbana. Como agilidade não leva em consideração a velocidade final, a 125 X da Yamaha não passa dos 110 km/h. Porém, na prática, a moto se "esquiva" bem dos carros. E o propulsor, de mecânica bastante simples, chega a rodar 40 km com um litro de gasolina.
Disponível apenas na cor preta, a XTZ 125X K (com partida a pedal) tem preço sugerido de R$ 7.231. Com opção de partida elétrica (versão E), o preço vai para R$ 8.025.
(por Aldo Tizzani)