Kawasaki KX 450 F 2009 recebe injeção e perde peso para acirrar briga off-road

Da Infomoto

O modelo 2009 da Kawasaki KX 450 F deve passar como um furacão e levantar poeira nas pistas de motocross de todo o mundo. A KX 450 F é representante da marca na principal categoria mundial da modalidade, a MX-1, e é a primeira moto off-road da marca equipada com injeção eletrônica. A fábrica de Akashi seguiu a receita das rivais Suzuki e Honda, mas foi além: criou um sistema de alimentação que elimina o uso da bateria. O novo modelo também recebeu melhorias na sua ciclística e deve desembarcar neste primeiro semestre no Brasil.

EM VÍDEO, KX 450 F E KX 250 F

  • Na pista, os modelos KX 450 F, com injeção eletrônica, e KX 250 F, com carburador Keihin


O motor monocilíndrico tem 449cm³ de capacidade, comando de válvulas duplo (DOHC) e refrigeração líquida. O cabeçote e os dutos de admissão e exaustão foram projetados para acomodar o novo sistema de alimentação eletrônica e oferecer desempenho em uma ampla faixa de rotação. A Kawasaki não divulgou os números de desempenho, porém afirma que a entrega da potência foi melhorada e o torque está disponível desde as baixas e médias rotações. Tudo para garantir tração desde a largada até o salto final. Até mesmo o sistema de exaustão, com um novo tubo de escapamento, foi desenhado para garantir o torque constante.

ESTRUTURA LEVE
Se por um lado se busca mais potência em uma off-road profissional, por outro os engenheiros trabalham duro para reduzir o peso. O quadro da KX 450 tem tubos de seções mais estreitas -- de 70 mm para 68 mm --, o que garantiu uma perda de cerca de 800 gramas. Mas a rigidez não foi esquecida, pois esta garante a estabilidade em altas velocidades.

Divulgação
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A balança traseira, além de 200 g mais leve, também foi redesenhada e agora está fixada em um ponto mais alto do quadro. Com isso, garante-se melhor tração, além de permitir um maior curso do monoamortecedor -- 315 milímetros na roda traseira. Na dianteira, o garfo invertido (upside-down) traz a assinatura da Kayaba e se encarrega de neutralizar os maus caminhos. Na frente, o curso da roda também é de 315 mm, além de oferecer mais de 20 regulagens de retorno e compressão da mola.

Pesando apenas 112,7 kg em ordem de marcha, não será tarefa difícil para esse conjunto absorver os saltos de uma pista de motocross.

NO BRASIL
Com o retorno da Kawasaki ao país, em 2008, as chances de ver essa máquina, que tem preço médio de US$ 7.750 nos Estados Unidos (fevereiro/09), nas pistas nacionais aumentaram. Segundo a assessoria de imprensa da fabricante, a novidade deve desembarcar junto com outras motocicletas off-road da marca neste primeiro semestre. Além disso, uma concessionária especializada em motocicletas off-road da marca deve ser nomeada em Bragança Paulista (SP). Agora, é esperar para ver a "verdinha" arrepiando nas pistas brasileiras.
(por Bruno Parisi)

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