Cheia de opções, BMW Lo Rider é quebra-cabeças em forma de moto customizável
Da Infomoto
-
Divulgação
Neste novo projeto a BMW quis criar uma motocicleta purista, potente, com entre-eixos curto e com um design de arrepiar, além de toda a tecnologia empregada pela marca em seus modelos de linha. Para a BMW, a Lo Rider não representa apenas a continuação deste ciclo evolutivo, mas também significa um grande passo para estreitar a relação entre homem e máquina. A idéia é possibilitar ao motociclista "construir" sua própria moto. Ou seja, a BMW quer ter o cliente como projetista, que escolhe a melhor configuração para seu biótipo e estilo de pilotagem. Por isso, a Lo Rider quase não impõe limites à criatividade de seu proprietário, já que a operação é mais complexa que simplesmente instalar acessórios.
QUEBRA-CABEÇAS |
---|
![]() |
![]() |
Na prática, é possível escolher entre escapamentos, assentos, faróis e cores. Portanto, o caráter da BMW Lo Rider pode adaptar-se às preferências pessoais do consumidor, que será capaz de montar a moto de acordo com seu gosto. Desta maneira é possível obter desde uma touring para condução mais tranqüila até uma muscle-bike. Assim, o escapamento pode ser alto ou baixo; assento individual, para duas pessoas ou single com base de alumínio; farol de formato clássico ou com design agressivo, no melhor estilo streetfighter; tanque com ou sem moldura de alumínio, além de várias opções de cores. É um grande quebra-cabeças sobre duas rodas. Porém o motor e o quadro mantêm-se em qualquer que seja a personalização.
Assim, a equipe dirigida por David Robb, diretor de projetos da BMW Motorrad, conseguiu que a combinação de todos estes componentes ofereça várias configurações, sempre com um excelente resultado estético. "Não importa se você escolheu o escapamento alto ou baixo, o banco esportivo ou o assento individual. A Lo Rider irradia uma imagem convincente, ainda que seu visual estético varie completamente, mas sempre de acordo com o gosto do motociclista", explica o diretor do projeto Lo Rider, dizendo que a moto irá traduzir a personalidade e o estilo de vida de cada piloto. Assim, a Lo Rider quase não impõe limites à criatividade de seu proprietário.
CICLÍSTICA E MOTOR
Esta motocicleta combina componentes de chassi de motos esportivas, como o garfo invertido, disco duplo flutuante com pinça de seis pistões e rodas de 17 polegadas. Mas há elementos estéticos que nos remetem às motos dos anos 50 ou 60, entre eles, o escapamento baixo do tipo "sidepipe", que confere a Lo Rider uma imagem de roadster clássica ou de uma pacífica touring. Já o uso de escapamento mais elevado faz com que a Lo Rider lembre as lendárias motos de competição ou no melhor estilo "scrambler".
Como uma autêntica BMW, A Lo Rider está equipada com um tradicional motor boxer, de dois cilindros opostos, com duplo comando no cabeçote (DOHC) e sistema de injeção eletrônica de combustível.
Com tantos detalhes, conceitos e opções por trás do projeto dessa moto, a única dúvida que restou foi se a Lo-Rider vai ou não tornar-se realidade.
(por Aldo Tizzani)