Saiba como manter o sistema de freios da moto funcionando com segurança
Da Infomoto
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Divulgação
TIPOS DE FREIO
Em motos antigas ou de baixa cilindrada, o freio utilizado é o sistema a tambor. Sua manutenção é mais barata, porém sofrem mais em condições adversas como chuva e quando têm manutenção ruim. Há o mito de que os freios a tambor são ineficazes, mas se bem regulados funcionam tão bem quanto o sistema a disco.
No caso de entrar água dentro do tambor as lonas podem acumular sujeira e gerar ruídos durante a frenagem. Também há o risco de vitrificação da lona, ou seja: a lona perde a aspereza necessária para entrar em atrito com o cubo da roda, diminuindo o poder de frenagem. Para reverter essa situação, basta lixar as lonas para que voltem a ficar ásperas. O trabalho pode ser feito com uma lixa de ferro em casa ou na oficina.
Os freios a disco, utilizados em motos mais potentes, são compostos pelo conjunto de pastilhas, pistão, fluido de freio e disco. Seu funcionamento é hidráulico. Ou seja, ao acionar o manete ou o pedal, o fluido de freio se move em direção à pastilha e empurra o pistão; esse, por sua vez move a pastilha para entrar em contato com o disco. Motos com freios a disco oferecem uma resposta mais rápida do que as equipadas com o sistema a tambor, mas o motociclista também gasta mais em sua manutenção. Por ficarem expostos, os discos estão sujeitos a avarias.
já em uso constante, como por exemplo em uma longa descida de serra, os freios apresentam a tradicional fadiga. As respostas ficam mais lentas em função da alta temperatura alcançada pelo fluido de freios, que pode evaporar e retardar o tempo de resposta. Ou seja, a motocicleta precisará de mais espaço para realizar a frenagem.
DICAS
Para manter o correto funcionamento dos freios, seguem alguns cuidados para o motociclista seguir e fazer a manutenção preventiva do equipamento:
(por Bruno Parisi)