Primeiro Salão da Motocicleta apresenta lançamentos de todos os estilos em SP

Da Infomoto

De supermotard com motor de 1.100 cc a custom com mais de 20 kgf de torque, a primeira edição do Salão da Motocicleta abre suas portas nesta quarta-feira (22) e segue até domingo (26), no Expo Center Norte, zona norte de São Paulo, com lançamentos para todos os gostos. A marca Benelli, por exemplo, faz a sua estréia no Brasil. Além disso, há novidades entre as 'veteranas' Harley-Davidson, Buell, Ducati, Triumph, MV Agusta, Suzuki, Kawasaki, Garinni, AME Amazonas, e também das scooters Vespa e Piaggio. Novas linhas e tendências em peças e acessórios para motos e motociclistas também são encontradas no evento.

Caio Mattos/Infomoto
Agusta F4 1000 Senna custa R$ 140 mil no Brasil, mas pode ser vista 'de graça' no salão
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"Os apaixonados por motocicletas têm a oportunidade única de ver de perto os melhores e mais arrojados modelos do mundo. Quem é fã destas máquinas não pode perder essa chance", convida o ex-piloto e bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, um dos organizadores do salão, que deve atrair cerca de 200 mil pessoas.

SALÃO DA MOTOCICLETA
1º Salão da Motocicleta
Data: de 21 a 26 de outubro.
Horários: quarta a sexta-feira (22 a 24), das 13h às 21h; sábado (25), das 10h às 21h; domingo (26), das 10h às 20h.
Local: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Pavilhões vermelho, verde e branco - São Paulo (SP)
Ingressos: nas bilheterias do salão, até uma hora antes do encerramento diário.
Preços: R$ 20 (adultos) e R$ 13,50 (crianças de até 12 anos); idosos com mais de 65 anos, pensionistas e crianças menores de cinco anos não pagam.
Estacionamento: 12.000 vagas (R$ 8,00 para motos e R$ 16,00, carros).
Em uma área de 45 mil metros quadrados, a primeira edição da feira é organizada por Fittipaldi em parceria com a produtora de eventos motociclísticos Megacycle e a Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças), com investimento de R$ 10 milhões.

Confira aqui alguns dos lançamentos expostos no Salão.

ESTREANTE
No 1º Salão da Motocicleta, o público brasileiro poderá conhecer uma nova marca de motos premium: a Benelli. Apesar da origem italiana, ligada a produtos de alto desempenho e design arrojado, hoje o controle acionário da fabricante está a cargo de uma empresa chinesa. Chegam ao Brasil cinco modelos -- três da recém-lançada linha naked TNT (1130 Cafe Racer, 899 e 899 S) e duas big trails versáteis (TRE1130K E TRE1130K Amazonas), modelos capazes de enfrentar qualquer tipo de aventura.

O lote inicial de motocicletas Benelli chega ao mercado no primeiro trimestre de 2009 e a meta é vender entre 150 e 200 unidades até o final do ano que vem.

TRADIÇÃO AMERICANA
A lendária americana Harley-Davidson reúne 17 novas motos no evento. Destaques para a Sportster XR 1200 e a Muscle, o modelo mais radical da linha V-Rod. Já a linha Touring 2009 recebeu 450 modificações, melhorando sensivelmente a pilotagem. A nova Heritage está mais confortável e oferece muitas novidades estéticas e mecânicas. Já a Fat Boy, considerada "best seller" da linha HD apresenta visual arrojado (corpo preto fosco) e rodas cromadas.

A HD deve fechar o ano com 6 mil motos vendidas no país, cerca de 80% a mais que em 2007, volume considerado recorde histórico.

À BRASILEIRA
A Buell, marca subsidiária da Harley-Davidson, tem no Brasil sua primeira linha de montagem fora dos Estados Unidos, com três modelos montados em Manaus (AM): XB 12Ss, Ulysses e City Cross. Como destaque para o evento, a fábrica aposta em uma de suas novidades mundiais, a 1125 CR, Cafe Racer futurista equipada com motor Rotax "V2" com arrefecimento líquido e 146 cv.

Além disso, a Buell traz a jovialidade da nova City Cross, com a capa do tanque translúcida e colorida. A marca norte-americana ainda revela três versões da fun-bike Ulysses. A mais completa, batizada de Touring, traz conjunto de malas e GPS de série.

DIVERSIDADE ITALIANA
O grande lançamento da marca italiana Ducati é a Hypermotard 1100, modelo que segue a tendência motard, que já ganhou adeptos em todo o mundo. Com base de uma moto trail, motor em "L" de alto desempenho e pneus esportivos, a Hypermotad deve ser bem aceita pelo mercado brasileiro.

O Grupo Izzo promete comercializar também a nova linha Monster (696 e 1100), além da superesportiva 848. A Ducati expôs também as já conhecidas Multistrada 1100 e as superesportivas 1098 e 1098s, além das motos de competição que participam do Mundial de MotoGP e Superbike.

INGLESAS 2009
Depois de uma ano sem muita divulgação, os modelos 2009 da inglesa Triumph chegam finalmente ao mercado brasileiro. Street Triple, Speed Triple e Tiger 1050 devem ser os modelos mais procurados da marca.

A Street Triple, com motor da superesportiva 675, deverá concorrer com as nakeds de média cilindrada (lê-se Honda Hornet, Suzuki Bandit 650, Yamaha FZ6).

Quem quiser uma muscle-custom, porém, tem como opção a Rocket III Classic, com 2.300 cm³, moto robusta que tem um torque descomunal -- 20,3 kgfm a 2.500 rpm.

EXCLUSIVIDADE
Esta é a palavra-chave quando o assunto é MV Agusta. No estande da marca, o principal lançamento é a Brutale, nas versões S e R, ao lado da F4 1000 1+1 e F4 1000 312R.

Outra atração é a F4 1000 Senna, construída em homenagem ao tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna. Com materiais nobres em sua estrutura -- titânio, magnésio e fibra de carbono --, tem sistema de injeção eletrônica, motor quatro cilindros em linha de 998 cm³ com arrefecimento liquido capaz de gerar 174 cv de potência máxima a 11.900 rpm, e torque de 11,3 kgfm a 10.000 rpm. A F4 1000 tem ainda peças das principais grifes italianas: freios Brembo, suspensão Marzocchi e rodas Marchesini. O Grupo Izzo só importou três unidades para o Brasil e com preço acima dos R$ 140 mil.
(por Aldo Tizzani)

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