Produção de motos até setembro supera volume de 2007 e setor fala em recorde histórico

Da Infomoto

  • Divulgação

A Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas, divulgou o balanço sobre o desempenho do setor de duas rodas. Em setembro, foram comercializadas 186.355 motos, o que representa um crescimento de 4,5% em relação a agosto. E nos nove primeiros meses do ano, o total de vendas ao mercado interno, ou seja, da fábrica para o concessionário, somou 1.549.928 motos. Comparando com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 29,5%.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) nos nove meses do ano já foram emplacadas em todo território nacional 1.507.852 motocicletas, entre modelos nacionais e importados, o que supera todo o desempenho do ano passado.

A produção de motocicletas é bastante comemorada entre os associados à Abraciclo. No acumulado do ano, mais de 1,6 milhão de motocicletas foram fabricadas e a previsão da associação é alcançar a marca histórica de dois milhões de motos até o final de 2008. Em 2007 foram produzidas 1.734.349 de unidades.

Para Moacyr Paes, diretor executivo da associação, a Abraciclo prevê um crescimento em torno de 17,3% sobre a produção de 2007. "Temos que manter uma postura mais conservadora. Porém, só para se ter uma idéia, o segmento de duas rodas é o que tem, hoje, o maior faturamento dentro do Pólo Industrial da Manaus (PIM), mais de R$ 8,3 bilhões", afirma o executivo.

NOVAS MARCAS
Depois da Dafra, mais duas novas marcas se filiaram à Abraciclo: a Bramont e a Traxx. Responsável pela montagem dos automóveis da indiana Maindra, agora a Bramont irá montar também em Manaus (AM) as motos e scooters das marcas Ducati, Triumph, Husqvarna e Malagutti -- importadas pelo Grupo Izzo.

Já a Moto Traxx da Amazônia fabricará no Pólo Industrial de Amazonas modelos entre 50cc e 125cc. Detalhe: a Traxx pertencente à Jialing, empresa ligada ao China South Group, maior produtor mundial de motocicletas (veja aqui a avaliação da Traxx Fly 125). A marca de origem chinesa pretende encerrar o ano com cerca de 32 mil unidades vendidas.

E há indícios que a Abraciclo terá pelo menos mais um associado até o final do ano: a Kawasaki anunciou nesta sexta-feira o início das operações no Brasil e também se estabeleceu em Manaus.
(por Bruno Parisi)

UOL Cursos Online

Todos os cursos