Ducati Monster 1100 chega com motor de 95 cv, design invejável e baixo peso

Divulgação 

Da Infomoto

Motos no estilo "naked" (sem carenagem) levam certa vantagem em relação aos modelos esportivos, principalmente por terem uma posição de pilotagem mais confortável. Além disso, oferecem motorização de comportamento mais dócil e a possibilidade de ser utilizada no dia-a-dia. Pensando nesse segmento, a Ducati resolveu atualizar a linha Monster, criando a Monster 1100. Ela herda de outras Ducati -- a Multistrada 1100 e a Hypermotard -- o motor bicilíndrico em "L" (ou em "V" a 90 graus) alimentado por injeção eletrônica de combustível, que gera 95 cv a 7.500 rpm e torque de 10,5 kgfm a 6.000 rpm.

MOTOR DESMODRÔNICO
O coração dessa Ducati é refrigerado a ar e tem o exclusivo comando de válvulas desmodrômico -- nome que indica o controle por balancins hidráulicos tanto da abertura como do fechamento das válvulas. Como característica desses propulsores bicilíndricos de alta cilindrada, o torque é entregue de forma linear, sem sustos ou pulos, como ocorre em algumas motos com motor de quatro cilindros em linha. Vale lembrar que o ronco dos motores desmodrômicos, de tão exclusivo, é um divisor de águas: ame ou odeie.

CICLÍSTICA
Balança monobraço, suspensão dianteira invertida e quadro em treliça não podiam faltar nessa nova Monster. Apesar do nome, seu peso não chega a ser assustador, muito pelo contrário: são 169 quilos a seco na versão standard e 168 quilos na "S".

Com esse peso, a Monster 1100 consegue a relação peso/potência de 1,77 kg/cv. Está longe do número de uma esportiva como a Suzuki GSX-R 1000 (0,929 kg/cv), porém é uma ótima marca para uma naked. A título de curiosidade, a Honda CB 600F Hornet pesa 173 quilos a seco na versão sem freios ABS.

DESIGN
Impossível não comentar também o design das motos italianas. Para completar o belo conjunto, a Monster 1100 adotou rodas de liga-leve de dez pontas. Para aumentar o aspecto esportivo, uma encobre o banco do garupa, simulando um modelo monoposto.

Claramente inspirada na sua irmã menor, a Monster 696, não há como negar o parentesco entre os modelos. A 1100 oferece a versão S, que difere da standard por ter suspensão invertida (upside-down) Öhlins, rodas pintadas de dourado e peças em fibra de carbono como, por exemplo, o pára-lama dianteiro e a capa protetora das ponteiras do escapamento.

A nova Ducati terá como concorrentes outras nakeds bicilíndricas de alta cilindrada como a Buell XB12Ss, a Suzuki SV 1000, a Aprilia Tuono e a Bimota DB6 Delirio. O modelo será exibido pela primeira vez na Intermot, salão da motocicleta que acontece entre os dias 8 e 12 de outubro, em Colônia, Alemanha.
(por Bruno Parisi)

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