Veterana Honda CG 150 Titan ESD enfrenta novata Dafra Speed 150

Da Infomoto

A Honda CG tem mais de três décadas de estrada. Começou como uma 125cc e atualmente tem motor de 150 cc e a liderança absoluta do mercado de duas rodas no Brasil: de janeiro a setembro foram emplacadas 351.455 unidades de todas as versões. Já a Dafra Speed 150 é novata: lançada em fevereiro deste ano acumulou no mesmo período 24.951 unidades emplacadas. Se os números de venda estão a favor da Honda CG Titan 150, no quesito preço a Dafra Speed leva grande vantagem neste duelo entre tradição e novidade. Completa, com rodas de liga-leve, freio a disco na dianteira e partida elétrica, a Speed sai por R$ 4.990, o que tem chamado a atenção de muitos motociclistas. Afinal, para se ter uma CG 150 ESD, versão com partida elétrica, freio a disco, mas com rodas raiadas, o consumidor desembolsa R$ 6.679 (preço sugerido pela fábrica, mas algumas concessionárias chegam a cobrar mais que isso).

Foto: Caio Mattos/Infomoto

Populares, as duas motos venderam juntas 376.406 unidades nos nove primeiros meses de 2008


Se os quase R$ 2.000 de diferença podem explicar o grande sucesso da Speed 150, outros fatores importantes devem ser levados em conta antes de se comprar uma moto. Por isso, rodamos mais de 500 quilômetros com os dois modelos pelas ruas de São Paulo durante uma semana. Confira as conclusões desse duelo entre os modelos populares.

FICHA TÉCNICA
Honda CG 150 Titan
Motor : OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar.
Capacidade: 149,2 cm³ .
Potência: 14,2 cv a 8.000 rpm .
Torque: 1,35 kgfm a 6.500 rpm.
Transmissão: câmbio de cinco marchas, com transmissão final por corrente.
Partida: elétrica.
Alimentação: carburador.
Dimensões: 2.002 mm de comprimento, 743 mm de largura e 1.085 mm de altura; 1.323 mm de entreeixos e 792 mm de altura do assento em relação ao solo.
Peso: 121 kg a seco.
Suspensão:
Dianteira: Garfo telescópico com 130 mm de curso.
Traseira: Braço oscilante com duplo amortecimento com
101 mm de curso.
Freios: Dianteiro a disco de
240 mm e traseiro a tambor
de 130 mm.
Pneus:
Dianteiro: Pirelli City Demon 80/100-18.
Traseiro: Pirelli City Demon 90/90-18.
Tanque: 14 litros.
Cores: Azul, prata, preta e vermelha.
Preço: R$ 6.679 (sugerido).
MOTOR
Ambas têm motor de um cilindro, quatro tempos e refrigerado a ar -- 149,2 cm³ de capacidade na Honda CG e 149,4 cm³ na Speed 150. No quesito desempenho, se os números não mentem, a prática confirma. A Honda declara que a CG 150 tem 14,2 cv de potência máxima a 8.000 rpm, enquanto a Speed 150 tem 13,2 cv a 7.700 rpm, e no teste a CG 150 é mais potente e mantém mais facilmente a velocidade.

O peso de cada uma das motos, bastante próximos, não interfere no desempenho. A CG 150 ESD pesa a seco 121 kg e a Speed 150 pesa 115 kg, de acordo com os dados fornecidos pelas montadoras.

O torque da CG é de 1,35 kgfm a 6.500 rpm, enquanto a Speed tem 1,31 kgfm de torque máximo nas 7.000 rpm. Valores muito próximos, mas que fazem a diferença. Mesmo com seis quilos a mais a CG Titan tem melhor aceleração e ganha velocidade mais rapidamente que a 150cc da Dafra.

Outro resultado do torque maior (em uma rotação mais baixa) e do peso menor da CG é o consumo mais econômico. No teste realizado nas ruas de São Paulo e também por estradas como a Via Anchieta até o ABC paulista, conseguimos uma média de 32 km/l com a CG 150. Já na Dafra Speed nossa melhor média foi de 28 km rodados com um litro de gasolina. Para quem roda muito diariamente, isto pesa no final do mês.

CICLÍSTICA
No quesito ciclística os modelos são bastante semelhantes. Ambos têm quadro do tipo Diamond e usam receitas tradicionais no conjunto de suspensões: garfo telescópico na dianteira e amortecedores bichoque na traseira. Tanto a Dafra Speed quanto a Honda CG 150 estão calibradas para o uso urbano. Copiam bem as imperfeições do solo, mas sofrem um pouco na buraqueira. De novo a CG leva vantagem -- suas suspensões têm curso maior que as da Speed. Na prática a CG "sofre" menos nos pisos irregulares.

DUELO DE GERAÇÕES
Caio Mattos/Infomoto
MAIS FOTOS DO COMPARATIVO
Completando o conjunto ciclístico estão as rodas e pneus,a Speed tem rodas de liga-leve, enquanto a CG usa as tradicionais rodas raiadas. Esteticamente, as rodas de liga são mais bonitas, mas rodas raiadas são mais resistentes. Os pneus são exatamente os mesmos: Pirelli City Demon.

Na hora de frear, essas duas motos street contam com freio a disco na dianteira e o tradicional tambor na traseira. Cumprem bem seu papel e param ambas com segurança. E está aí uma vantagem da modelo Dafra Speed, pois a única versão à venda já vem com disco na frente, enquanto apenas a CG top de linha, a ESD, tem o sistema e por um preço bem superior.

FICHA TÉCNICA
Dafra Speed 150
Motor : OHV, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar.
Capacidade: 149,4 cm³.
Potência: 13,2 cv a 7.700 rpm.
Torque: 1,31 kgfm a 7.000 rpm.
Transmissão: câmbio de cinco marchas, com transmissão final por corrente.
Partida: elétrica e a pedal.
Alimentação: carburador.
Dimensões: 1.980 mm de comprimento, 735 mm de largura e 1.112 mm de altura; 1.320 mm de entreeixos.
Peso: 115 kg a seco.
Suspensão:
Dianteira: Garfo telescópico com 120 mm de curso.
Traseira: Braço oscilante com duplo amortecimento com 75 mm de curso.
Freios: Dianteiro a disco e traseiro a tambor.
Pneus:
Dianteiro: Pirelli City Demon 2.75-18.
Traseiro: Pirelli City Demon 90/90-18.
Tanque: 15 litros.
Cores: Amarela, prata, preta e vermelha.
Preço: R$ 4.990 (sugerido).
CONFORTO
Como a ciclística de ambas é bastante semelhante a posição de pilotagem também. Porém as pedaleiras da Speed 150 são um pouco mais recuadas, fazendo com que as pernas fiquem mais flexionadas e canse um pouco mais. Outro ponto positivo da CG Titan é o banco mais confortável, com espuma mais densa e macia. Além disso, na moto Dafra o banco é mais inclinado fazendo com que a região da virilha do piloto bata no tanque ao frear bruscamente.

A Speed 150 leva vantagem com os comandos mais completos nos punhos -- lampejador de farol alto e afogador. Já a CG 150, além do afogador de difícil acesso, não tem sequer botão corta-corrente.

O painel da Dafra também é mais completo, com conta-giros e indicador de marcha. Porém, durante nosso teste o ponteiro do conta-giros simplesmente parou de funcionar e depois caiu, ficando solto no mostrador. Aparentemente, apenas um problema de montagem. Já o indicador de marchas só tem utilidade à noite, pois à luz do dia é impossível visualizar a marcha engatada.

ETERNA DISPUTA
Além do preço bem mais em conta, a Speed 150 tem a aura de novidade. Muitos proprietários também apontam o design mais moderno como qualidade do modelo da Dafra. Sem falar que, em função do menor número de vendas, a Dafra Speed 150 ainda não é tão visada pelos "amigos do alheio", um dos grandes problemas da Honda CG 150 Titan .

Mas cada modelo tem suas vantagens e desvantagens. Se a Speed 150 é mais barata, ao mesmo tempo tem maior consumo de combustível. Porém, as peças de reposição originais da Dafra são mais baratas. A CG 150 por ser a moto mais vendida do Brasil, também oferece diversas peças paralelas de reposição. Mas também significa que milhões de motociclistas terão uma moto igual a sua e, conseqüentemente, ela pode ser cobiçada para ser desmanchada e vendida em partes.
(por Arthur Caldeira)

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