Trinta scooters seguem até vila histórica de SP no 1º Vespa Piaggio Day

Da Infomoto

  • Aldo Tizzani/Infomoto

A manhã do sábado 13 de setembro não era o dia mais propício para se andar sobre duas rodas, já que frio e chuva não são os melhores companheiros dos motociclistas. Mesmo assim, 30 corajosos pilotos -- entre eles oito mulheres -- aguardaram pacientemente a chuva passar para compartilhar o mesmo objetivo: participar do 1º Vespa Piaggio Day. O passeio de scooters, comum na Europa, teve como destino Paranapiacaba, que está a 64 km da cidade de São Paulo. O vilarejo surgiu em 1860 como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway. Com os scooters abastecidos, o grupo seguiu pela via Anchieta, sentido litoral. Na estrada, os motociclistas chamavam muito a atenção, principalmente pelo estilo retrô dos veículos. Lá estavam as Vespa LX 150, Liberty 200 e GTV 250 e os Piaggio Beverly 250 e o MP3 400, modelo que conta com duas rodas na dianteira. Apesar de ser uma ação do lojista em parceria com o importador das marcas italianas, o evento foi democrático, já que os proprietários de scooters de outras marcas (Suzuki Burgman 125 e o Yamaha Neo CVT 115) também foram convidados para o 1º Vespa Piaggio Day.

COMO CHEGAR A PARANAPIACABA
- Siga pela via Anchieta até o trevo do Riacho Grande.
- No km 29, siga a placa para Ribeirão Pires.
- Na Estrada Velha de Santos, siga até o km 33, entre à esquerda na rodovia Índio Tibiriçá.
- Continue até o km 44,2 e entre à direita na avenida Antonio Tometich.
- Rode até o final desta avenida e entre à direita na rodovia SP 122, que dá acesso a Paranapiacaba. O passeio vale a pena.
Para chegar efetivamente à vila de Paranapiacaba e participar do 4º Encontro de Motos Clássicas, o grupo teve que descer uma rampa que dá acesso à vila, empurrando os scooters. Só por curiosidade, a Estação do Alto da Serra, hoje Paranapiacaba, foi inaugurada em 1874. Assim, visitar a velha vila é fazer, literalmente, uma viagem no tempo. Nesse tour, os mototuristas puderam conhecer os principais pontos turísticos do vilarejo como, por exemplo, o pátio ferroviário, o museu funicular, a igreja matriz, o antigo mercado e o museu do Castelo (casa do engenheiro chefe, que fica no alto de uma colina). Porém, o que chama a atenção mesmo são as casas geminadas de madeira.

PARTICIPAÇÃO FEMININA
Aldo Tizzani/Infomoto
VEJA MAIS FOTOS DO PASSEIO
É importante destacar a participação feminina durante o 1º Vespa Piaggio Day. Isso demonstra a coragem e o arrojo das mulheres, já que ninguém gosta de pilotar com chuva ou por caminhos desconhecidos. O número de participantes no evento é reflexo da tendência do mercado, já que 24% das vendas de motocicletas são destinados ao sexo feminino. O scooter deve, gradativamente, ampliar sua participação no mercado de duas rodas, pois é um veículo de pequeno porte, charmoso e de fácil de pilotar.

Para a administradora de empresas Simone Sawaya, os organizadores foram muito atenciosos e local escolhido é charmoso e bem perto de São Paulo. "No final do passeio estava cansada, mas muito feliz", conta a proprietária de uma Vespa LX 150, dizendo que a única dificuldade foi pilotar na estrada com neblina (condição normal para a região). "Por fora a viseira do capacete fica molhada e, por dentro, embaçava. Por isso é preciso atenção redobrada", conta.
(por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos