Consórcio de motos cresce 4,1 % e bate recorde histórico

Da Infomoto

Os resultados registrados pelo sistema de consórcios no primeiro semestre mostraram recordes em vários setores da economia, entre eles o de duas rodas. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), no setor automotivo o segmento de motocicletas é um dos destaques, atingindo 1,85 milhão de consorciados ativos no primeiro semestre. Este número é um recorde absoluto na história, e um crescimento de 4,1% sobre o mesmo período do ano passado.

Já as vendas de novas cotas de consórcio de motocicletas registraram uma retração de 0,9% no primeiro semestre em relação a 2007. Para as entidades do setor, trata-se de uma acomodação normal. No primeiro semestre foram comercializadas 493,6 mil novas cotas, contra as 498 mil no mesmo período de 2007. Já as contemplações acumuladas nos seis primeiros meses do ano totalizaram 213,6 mil.

HONDA E YAMAHA
As duas gigantes do setor, Honda e Yamaha, dominam as vendas de cotas. O Consórcio Nacional Honda apresenta uma carteira ativa de 1.380.200 consorciados -- cerca de 74% do total geral do Brasil. Em 27 anos de atuação, o consórcio da Honda bateu novo recorde com a entrega com mais de 2,5 milhões de motocicletas zero-quilômetro. O modelo mais vendido via consórcio é a CG 125 Fan, com participação de 27% no segmento. A CG 150 Titan está em segundo lugar, com 25% das vendas.

Para gerente comercial do Consórcio Nacional Honda, Marcelo Machado, o segmento de consórcios está crescendo constantemente. "Embora haja uma oferta de crédito no mercado, favorecendo os financiamentos, a área de consórcio não estagnou. Ao contrário, há uma grande demanda por essa modalidade, que apresenta potencial de crescimento", afirma.

Já o Consórcio Yamaha é a segunda maior administradora de consórcios de motocicletas do Brasil, com uma carteira de mais de 165 mil clientes ativos. Em 26 anos de atuação, a Yamaha já entregou mais de 300 mil unidades. O carro-chefe é a YBR, moto street de 125 cc.

PERSPECTIVAS
O consórcio como modalidade de compra têm apresentado crescimento gradativo. Para Rodolfo Montosa, presidente da Abac, "o comportamento do brasileiro tem evoluído rapidamente na análise dos diversos mecanismos de aquisição parcelada de um bem. É por isso que o sistema tem sido procurado mais e mais, dia após dia".

Segundo a última pesquisa da Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas, realizada em 2006, as vendas feitas por meio de consórcio representam 36% das motocicletas entregues no Brasil.
O resultado deve-se, principalmente, ao fortalecimento dos consórcios de fábrica (como os de Honda e Yamaha). Mas a aquisição de uma motocicleta por meio de cotas já teve seus dias de glória ainda maior. Nos anos de 1998 e 1999, o percentual de vendas via consórcio chegou a 63%.

As perspectivas para o segundo semestre, segundo a Abac, são bastante otimistas. "O consórcio apresenta vantagens relevantes, entre as quais o parcelamento total, a ausência de juros, a inexistência de prestações intermediárias e uma taxa de administração baixa, diluída ao longo de todo o período. Esperamos 5% de crescimento do sistema neste ano em relação a 2007", afirma Montosa. (por Aldo Tizzani)

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