Versátil, Ducati Multistrada faz jus ao nome; preço é de R$ 62.900

Da Infomoto

De cara, o slogan da Ducati Multistrada, "A moto esportiva completa", desperta em qualquer motociclista o desejo de acelerá-la. Como slogans nem sempre se confirmam na realidade, restava a dúvida de como se comportaria essa "superesportiva" de proposta versátil da fábrica de Borgo-Panigale. Agora que a Multistrada 1100 DS desembarcou por aqui, ao preço de R$ 62.900, conferimos sua performance nas estradas brasileiras.

Um marca que detém recorde de títulos no Campeonato Mundial de Superbike não poderia decepcionar no quesito desempenho. Já nos primeiros quilômetros com a Multistrada 1100 DS percebe-se o DNA racing do motor V2 a 90 graus de 1.078 cm³, refrigerado a ar, com duas velas por cilindro. De início, em baixas rotações, tem-se a falsa impressão que falta fôlego ao motor. Ledo engano. Girando o acelerador, o propulsor desperta e mostra a que veio.

Mario Villaescusa/Infomoto

Design da Ducati pode dividir opiniões, mas motor dois cilindros com 95 cv garante bons resultados


O famoso (e exclusivo) comando de válvulas desmodrômico da Ducati entra em ação, e os 95 cavalos de potência máxima surgem nas 7.750 rpm. A entrega de potência é bastante suave e linear, sem sustos para o piloto. O torque em baixas rotações também é digno de elogios, atingindo o máximo de 10,5 kgfm já nas 4.750 rpm.

Não é exagero afirmar que esses dois cilindros em "L" comportam-se de modo diferente da grande maioria das motos que tínhamos acelerado antes. Seu ronco, seu comportamento, tudo parece novo, e também incrivelmente prazeroso. Ao entrar na estrada e acelerar para valer, até nos esquecemos das freqüentes críticas ao design da família Multistrada: ela é muito mais gostosa de pilotar do que de olhar.

Apesar de vibrar bastante, uma característica dos V2 de grande capacidade, a Ducati conseguiu isolar o motociclista nessa última versão da Multistrada, empregando novos suportes de borracha no guidão e na mesa de direção. Em velocidades altas demais para nossas estradas, ela volta a incomodar -- porém, ajudam a lembrar que rodar a 200 km/h em vias públicas é ilegal no Brasil...

VIAGENS LONGAS, RÁPIDAS
O slogan que a Ducati criou para o modelo justifica-se principalmente na hora de pegar a estrada. Equipada com um motor de caráter esportivo, a Multistrada 1100 DS oferece bastante conforto para o piloto. A posição de pilotagem bem ereta e o banco largo, além do pára-brisa que desvia o vento, permitem pilotar por mais de duas centenas de quilômetros sem sequer pensar em parar a moto. Diferentemente de motos superesportivas, mesmo após cerca de 250 km os punhos não doíam, assim como costas e as pernas.

Tudo graças à ciclística perfeitamente projetada para sua proposta. Com um quadro em treliça, tradicional da Ducati, a Multistrada 1100 tem suspensões de maior curso: na dianteira, garfo telescópico invertido da marca Showa com 165 mm de curso; na traseira, um monobraço de alumínio com um único conjunto mola-amortecedor Sachs fixado por links. Ambos totalmente ajustáveis. Mais um ponto positivo para a Ducati, que conseguiu projetar um conjunto de suspensões que absorvesse as imperfeições do solo e, ao mesmo tempo, grudasse a Multistrada no chão em curvas de alta velocidade.

A Multistrada também faz jus ao nome por ser capaz de percorrer diversos tipos de estradas, sejam estas as serras sinuosas dos Alpes italianos, uma "highway" como a Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, ou até mesmo um estrada de terra. Não que ela seja uma big-trail, mas consegue encarar sem grandes problemas um caminho de terra batida e até superar alguns (pequenos) buracos sem transmitir insegurança ao piloto. Mérito também dos pneus Pirelli Scorpion Sync, radiais de uso misto, mas com boa aderência em tocada mais esportiva no asfalto.

Depois de muitos quilômetros, constatamos que o slogan da Ducati não é apenas uma jogada de marketing. Afinal, a Multistrada é esportiva e versátil ao mesmo tempo. O adjetivo "completa" talvez seja exagero dos italianos. Mas que essa italiana é uma moto, muito versátil, para se rodar em qualquer estrada, isso é fato. (por Arthur Caldeira)

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