Com toques high tech, pacata Harley Davidson Night Train vira autêntica "old school"

Da Infomoto

A personalização de motocicletas é febre em todo mundo e bons exemplos não faltam -- a família Teutul, da Orange County Choppers (OCC) e do programa American Choppers; Russell Mitchel, da Exile Cycles; Marcus Walz, da Walz-Hardcore Cycles; e Sam Nehme, da BMS Choppers. O Brasil também têm suas estrelas, entre elas, Ricardo Capistrano, da Cabeça de Ferro, customizadora curitibana que há 16 anos transforma motos em obras-de-arte.

Fotos: Aldo Tizzani/Infomoto

Para chegar a este resultado, o proprietário gastou R$ 30 mil em peças e mão-de-obra


Depois de quatro meses na oficina, a pacata Harley-Davidson Night Train 1998 se transformou em uma chopper de muita personalidade, no melhor estilo "old school". Porém, todo sonho tem seu preço. Nessa metamorfose ambulante sobre duas rodas, um empresário de Maringá (PR) investiu R$ 30 mil, entre peças e mão-de-obra, para deixa a moto como queria. Para quem é leigo no assunto, o estilo "old school" retrata com simplicidade de formas as motos das décadas de 60. Ou seja, modelos sem tantos adereços, apenas modificações no chassi e no design. Nessa "escola antiga", as motos são mais altas que compridas.

Para dar um acabamento diferenciado, a moto ganhou como elementos de decoração folhas de ouro aplicadas no tanque e nos pára-lamas. Este material é muito delicado e merece total dedicação. "O trabalho foi feito como na década de 50: folha de ouro, pincel e cola. Não utilizamos aerógrafo ou outra tecnologia mais moderna. Para dar o acabamento final usamos verniz", conta Ricardinho, que administra com a mulher Betânia a mistura de atelier e oficina.

PASSO-A-PASSO
Depois do projeto aprovado, a HD foi totalmente desmontada. O quadro foi alongado e os tubos da suspensão dianteira, trocados pelos fabricados pela Over Stock. Já a balança traseira foi alargada para receber um pneu Metzeler de 280 mm.

O trabalho de funilaria continuou nos pára-lamas e tanque -- este ganhou um desenho pouco habitual, em forma de prisma. A moto recebeu novos guidão e escapamentos, que ganhou uma manta de amianto para que o cano de descarga não propaga tanto calor. Escape, tanque de gasolina e pára-lama foram feitos pela própria Cabeça de Ferro.

Para completar o projeto, a Night Train recebeu outros diferenciais: rodas de alumínio modelo "Gatlin" da Performance Machine, guidão montado por baixo da mesa da suspensão, kit de relocação de embreagem, farol, manoplas, pedaleiras e piscas da marca Billet, manetes feitos pela V-Twin e velocímetro MMB. O motor dessa "old school" é um dois cilindros em V da família Evolution, de 1340cc, que não recebeu nenhuma alteração mecânica, exceto a adoção de um carburador S&S Super E. Para finalizar, uma pintura roxa.

"O resultado é uma moto que retrata uma época mágica do motociclismo, porém com toques de sofisticação, como as rodas de alumínio e com pneus de perfil baixo, responsáveis por certo ar provocativo e desafiador na motocicleta", conta Ricardinho, que chegou recentemente dos Estados Unidos, onde fez um curso de injeção eletrônica na S&S, empresa que fabrica motores em V de alta performance.
(por Aldo Tizzani, em Curitiba, PR)

SERVIÇO: Cabeça de Ferro - (41) 3016-8704.

UOL Cursos Online

Todos os cursos