Aos 105 anos, Harley-Davidson ganha seu primeiro triciclo com vocação para o prazer

Da Infomoto

Com sua linha 2009, a Harley-Davidson colocou em produção o que os "customizadores" norte-americanos já faziam há algum tempo. A 'novidade' é o primeiro triciclo para até duas oficial da história da marca norte-americana que completa 105 anos, o Tri Glide Ultra. A informação havia sido antecipada por Willie G. Davidson, neto do fundador da Harley-Davidson, na sexta edição da revista "IMOCX" -- feita para o Grupo IZZO, representante da Harley no Brasil. Seu grande apelo de vendas será o conforto e a segurança para quem quer praticar o mototurismo (havia, nas décadas de 1950 e 1960, nos Estados Unidos, uma adaptação chamada Servicar, com uma caixa de ferramentas montada sobre o eixo traseiro, que podia servir a oficinas, entregadores...). Já que esse "trike" tem como base a Ultra Electra Glide Classic, um dos modelos top da linha touring, que no Brasil custa R$ 79.900,00. Nos Estados Unidos, o Tri Glide tem preço sugerido de US$ 30 mil.

Fotos: Divulgação

"Trike" tem como base a Ultra Electra Glide Classic e deve custar, nos Estados Unidos, US$ 30 mil


No melhor estilo clássico e com porte avantajado, o veículo ganhou chassi concebido especificamente para garantir segurança a essa arquitetura de três rodas. Ou seja, para oferecer maior conforto e rigidez o quadro estrutural foi projetado para suportar as mudanças de direção e também o maior peso do Tri Glide.

Na parte dianteira a suspensão foi reforçada e o ângulo de caster aumentado. A trike recebeu sistema de freios da grife italiana Brembo, com grandes discos duplos. Já na traseira, a marca desenvolveu um novo eixo, que utiliza um ponto central de alumínio com tubos de aço. O Tri Glide traz discos de freios e amortecedores, independentes em cada roda. Para distribuir melhor o peso e absorver melhor os impactos com os pisos irregulares, o triciclo da Harley está equipado com pneus largos. Na traseira, rodas aro 15 calçadas com pneus Dunlop Signature P205/65R15 (medida usada em muitos carros de passeio). Na dianteira, o pneu "balão" foi instalado numa roda de aro 16.

CARRUAGEM SOBRE TRÊS RODAS
Divulgação
VEJA O ÁLBUM DE FOTOS
MOTOR E ESTILO
O Tri Glide está equipado com um novo motor de dois cilindros em "V" -- Twin Cam 103 --, que esbanja torque e é alimentado por injeção eletrônica de combustível. Já o sistema de transmissão conta com câmbio de seis velocidades, com Cruise Drive, ou seja, sexta marcha over-drive, na qual o motor trabalha com giro mais baixo, oferecendo maior conforto e economia de combustível.

Com relação ao visual dessa "carruagem" sobre três rodas, o departamento de estilo da Harley-Davidson, comandado pelo próprio Wilie G., tinha uma missão a cumprir: incluir componentes funcionais e estéticos à Tri Glide, sem que o modelo perdesse as linhas da atual Ultra Classic. Assim, o trike ganhou um porta-malas com capacidade para 80 litros. O Tri Glide mantém a iluminação com LEDs utilizada também no tourpak da Ultra Classic.

Em função de a traseira ser formada por partes separadas do resto da carroçaria, as peças podem ser removidos individualmente para reparo, manutenção ou substituição.

O triciclo da HD conta ainda com um potente sistema de som da marca Harman/Kardon, além de plug para o uso de intercomunicadores. Nos Estados Unidos, o Tri Glide Ultra Classic é oferecido em três opções de cores: Vivid Black, Dark Blue Pearl, and Red Hot Sunglo.
(por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos