Comparadas, Honda CB 600F Hornet e Honda CBR 600RR mostram que são 'primas' distantes
Da Infomoto
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Não é apenas o visual esportivo e a carenagem da CBR 600 que justifica a diferença de R$ 10.000 entre os dois modelos. O que diferencia os dois modelos Honda de 600cc é a tecnologia envolvida em cada um deles.
Além da óbvia diferença de estilo -- naked e superesportiva -- e da constatação de que a CB 600F Hornet é mais versátil e confortável que a CBR 600RR, uma análise técnica de cada um dos modelos mostra o que faz destas motos "primas" distantes.
TÃO PERTO, TÃO LONGE |
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Os dois propulsores têm a mesma capacidade cúbica e originam-se do mesmo projeto. Têm o mesmo diâmetro e curso e a mesma capacidade (599 cm³), além da mesma estrutura -- quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Porém internamente há muitas diferenças que fazem a Hornet produzir "apenas" 102 cv a 12.000 rpm, enquanto a CBR oferece 120 cv a 13.500 rpm.
A começar pelos materiais utilizados na fabricação. Enquanto os pistões da CBR são feitos em alumínio forjado, os da Hornet são feitos em alumínio injetado. "Isso porque na CBR, o motor gira mais que na Hornet e, portanto, os pistões sofrem maior esforço", explica Alfredo Guedes Júnior, engenheiro da Honda. A tampa de válvulas da CBR é feita em magnésio, já na Hornet é feita em alumínio. Materiais que começam a explicar a diferença de preço.
FICHA TÉCNICA DA CB 600F HORNET | ||||||||||||||
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Outro item importante para a maior potência no modelo superesportivo é o sistema de alimentação. Apesar de ambas serem equipadas com injeção eletrônica, a CBR 600RR traz o sistema de dois bicos injetores por cilindro, enquanto a Hornet tem apenas um. Isso sem falar na indução direta de ar, uma espécie de turbo natural que em altas velocidades injeta ar com mais velocidade para dentro do motor. O sistema pode ser notado pela grande abertura central na carenagem da CBR 600.
"Tudo é projetado para aumentar a velocidade com que a mistura entra na câmara de combustão", completa o engenheiro da Honda. Alfredo ainda acrescenta que o motor da CBR é mais taxado, ou seja, a taxa de compressão é maior: 12,2:1 na CBR e 12,0:1 na Hornet.
Na prática, nota-se que o motor da Hornet funciona mais "redondo" em baixas rotações e em uso urbano, mas também oferece emoção se o piloto girar o acelerador. Já na CBR 600RR, o propulsor parece ter fôlego infinito em altas rotações, empurrando sem parar até os 13.500 rpm.
CICLÍSTICA
A especificação do quadro de ambas é a mesma: tipo diamante em alumínio. Seria o mesmo? Não, responde Alfredo. "Diamante significa que ambas usam o motor como parte integrante da estrutura, mas eles são bem diferentes". A Hornet tem um chassi monotrave superior em alumínio. "Mais 'flexível' e maleável no uso urbano", resume o engenheiro.
FICHA TÉCNICA DA CBR 600RR 2008 | ||||||||||||||
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As suspensões que podem parecer semelhantes aos leigos guardam também importantes diferenças. Apesar da mesma especificação, o garfo telescópico dianteiro da Hornet já vem com um acerto para o uso em ruas e estradas, em sintonia com seu chassi. Já na CBR 600RR, há múltiplas regulagens, desde a pré-carga da mola até a velocidade de compressão e retorno. "Como cada piloto tem sua tocada, na CBR pode-se regular a suspensão ao seu gosto. Já na Hornet o acerto é padrão de fábrica", diz Guedes.
Na suspensão traseira, mais diferenças. Enquanto o único conjunto mola-amortecedor da Hornet está fixado na balança, no sistema Unit Pro-Link da CBR 600, o amortecedor está embutido na balança traseira -- tecnologia já usada nas motos de competição da Honda, como a RC 212V do Mundial de MotoGP. Tudo para manter a roda no chão nas saídas de curva e acelerações.
Ao rodar com as duas, nota-se a maior rigidez da CBR. A moto fica mais "dura" para circular na cidade, porém mais estável em uso extremo, como frenagens bruscas para fazer uma curva. Já a Hornet sente-se em casa ao passar em corredores e enfrentar algumas (pequenas, é verdade) imperfeições no asfalto.
Sem falar na posição de pilotagem, que também influencia no conforto do motociclista. Na CBR, o piloto fica deitado sobre o tanque, já na Hornet a postura é mais ereta. Mas aí é uma questão de estilo e gosto de cada um. Além do bolso, é claro. Já que a Hornet tem preço sugerido de R$ 30.837 (R$ 33.137, na versão com ABS), enquanto a CBR 600RR, R$ 42.200. Uma diferença e tanto que vai além do estilo.
(Por Arthur Caldeira)