Comparadas, Honda CB 600F Hornet e Honda CBR 600RR mostram que são 'primas' distantes

Da Infomoto

Fotos: Renato Durães e Caio Mattos/Infomoto

Diferenças entre superesportiva Honda CBR 600RR e versátil CB 600F Hornet estão no conjunto técnico
Elas compartilharem o mesmo motor de quatro cilindros em linha de exatos 599 cm³ de capacidade. Em ambas, as suspensões são invertidas na dianteira e monoamortecidas na traseira. Rodas e pneus são exatamente iguais nas duas -- aro 17 em liga-leve calçadas com pneus 120/70 na frente e 180/55, atrás. O que faz, então, a Honda CBR 600RR custar muito mais que a Honda CB 600F Hornet? A resposta está no projeto de cada uma das motos.

Não é apenas o visual esportivo e a carenagem da CBR 600 que justifica a diferença de R$ 10.000 entre os dois modelos. O que diferencia os dois modelos Honda de 600cc é a tecnologia envolvida em cada um deles.
Além da óbvia diferença de estilo -- naked e superesportiva -- e da constatação de que a CB 600F Hornet é mais versátil e confortável que a CBR 600RR, uma análise técnica de cada um dos modelos mostra o que faz destas motos "primas" distantes.

TÃO PERTO, TÃO LONGE
Renato Durães e Caio Mattos/Infomoto
VEJA O ÁLBUM DE FOTOS
MOTORIZAÇÃO
Os dois propulsores têm a mesma capacidade cúbica e originam-se do mesmo projeto. Têm o mesmo diâmetro e curso e a mesma capacidade (599 cm³), além da mesma estrutura -- quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Porém internamente há muitas diferenças que fazem a Hornet produzir "apenas" 102 cv a 12.000 rpm, enquanto a CBR oferece 120 cv a 13.500 rpm.

A começar pelos materiais utilizados na fabricação. Enquanto os pistões da CBR são feitos em alumínio forjado, os da Hornet são feitos em alumínio injetado. "Isso porque na CBR, o motor gira mais que na Hornet e, portanto, os pistões sofrem maior esforço", explica Alfredo Guedes Júnior, engenheiro da Honda. A tampa de válvulas da CBR é feita em magnésio, já na Hornet é feita em alumínio. Materiais que começam a explicar a diferença de preço.

FICHA TÉCNICA DA CB 600F HORNET
Motor: Quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido; injeção Eletrônica de combustível PGM-FI; partidaelétrica.
Potência: 102 cv a 12.000 rpm.
Torque: 6,53 kgfm a 10.500 rpm.
Diâmetro e curso: 67,0 x 42,5 mm; taxa de compressão de 12,0 : 1.
Tanque: 19 litros.
Transmissão: câmbio de seis velocidades; corrente com anéis de vedação.
Suspensão:
Dianteira: telescópica invertida, 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso.
Traseira: monoamortecida, 128 mm de curso e sete regulagens na pré-carga da mola.
Freios
Dianteiro: discos duplos flutuantes de 296 mm e pinça de dois pistões.
Traseiro: disco simples de 240 mm com pinça de pistão simples.
Pneus
Dianteiro: 120/70 - ZR17 M/C (58W).
Traseiro: 180/55 - ZR17 M/C (73W).
Dimensões: 2,085 m de comprimento, 0,76 m de largura, 1,09 m de altura, 1,435 m de entre-eixos; 0,804 m de altura do assento, 0,135 m dealtura mínima do solo.
Quadro: Mono trave superior fundido em alumínio.
Peso: 173 kg a seco (versão Standard) e 177 kg (versão ABS/CBS).
Cores: Vermelha metálica e preta.
Preço sugerido:R$ 30.837,00 (versão Standard) e R$ 33.137,00 (versão ABS e CBS), no Estado de São Paulo, sem frete, óleo e seguro.
Mas os 18 cv a mais da CBR 600RR não vêm só dos materiais utilizados. Os sistemas de alimentação e exaustão das duas motos são completamente diferentes. Enquanto na Hornet apenas uma mola controla a abertura das válvulas, na CBR são duas. Apesar de terem o mesmo ângulo de abertura das válvulas, os dutos de admissão têm ângulos diferentes. "O motor da CBR 600 também é mais inclinado à frente. Isso faz com que a mistura despenque para dentro da câmara de combustão", simplifica Alfredo.

Outro item importante para a maior potência no modelo superesportivo é o sistema de alimentação. Apesar de ambas serem equipadas com injeção eletrônica, a CBR 600RR traz o sistema de dois bicos injetores por cilindro, enquanto a Hornet tem apenas um. Isso sem falar na indução direta de ar, uma espécie de turbo natural que em altas velocidades injeta ar com mais velocidade para dentro do motor. O sistema pode ser notado pela grande abertura central na carenagem da CBR 600.

"Tudo é projetado para aumentar a velocidade com que a mistura entra na câmara de combustão", completa o engenheiro da Honda. Alfredo ainda acrescenta que o motor da CBR é mais taxado, ou seja, a taxa de compressão é maior: 12,2:1 na CBR e 12,0:1 na Hornet.

Na prática, nota-se que o motor da Hornet funciona mais "redondo" em baixas rotações e em uso urbano, mas também oferece emoção se o piloto girar o acelerador. Já na CBR 600RR, o propulsor parece ter fôlego infinito em altas rotações, empurrando sem parar até os 13.500 rpm.

CICLÍSTICA
A especificação do quadro de ambas é a mesma: tipo diamante em alumínio. Seria o mesmo? Não, responde Alfredo. "Diamante significa que ambas usam o motor como parte integrante da estrutura, mas eles são bem diferentes". A Hornet tem um chassi monotrave superior em alumínio. "Mais 'flexível' e maleável no uso urbano", resume o engenheiro.

FICHA TÉCNICA DA CBR 600RR 2008
Motor: Quatro cilindros em linha, 599,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido; injeção eletrônica de combustível PGM-DSFI; partida elétrica.
Potência: 120 cv a 13.500 rpm.
Torque: 6,73 kgfm a 11.000 rpm.
Diâmetro e curso: 67,0 x 42,5 mm; taxa de compressão de 12,2 : 1.
Tanque: 19 litros.
Transmissão: câmbio de seis velocidades; corrente com anéis de vedação.
Suspensão:
Dianteira: Garfo telescópico invertido (upside-down), com 120 mm de curso, totalmente ajustável.
Traseira: Unit Pro-Link, com reservatório de gás, ajustes de pré-carga de mola, compressão e retorno e curso de 129 mm.
Freios
Dianteiro: Duplo disco flutuante, 310 mm e pinças radiais de 4 pistões cada, com acionamento hidráulico.
Traseiro: Disco simples, 220 mm e pinça de pistão simples.
Pneus
Dianteiro: 120/70 - ZR17 M/C (58W) .
Traseiro: 180/55 - ZR17 M/C (73W).
Dimensões: 2,008 m de comprimento, 0,684 m de largura, 1,10 m de altura, 1,373 m de entre-eixos; 0,823 m de altura do assento, 0,137 m dealtura mínima do solo.
Quadro: Dupla trave superior em alumínio.
Peso: 155 kg a seco.
Cores: Branca, preta e vermelha.
Preço sugerido: R$ 42.200 (US$ 23.195 com câmbio de 7 de maio de 2008), no Estado de São Paulo, sem frete, óleo e seguro.
Já na CBR trata-se de um perimetral de dupla trave superior, mais rígido e de acordo com a proposta esportiva do modelo, uma moto praticamente pronta para competir. "As reações das motos urbanas são indesejáveis na pista", resume o engenheiro.

As suspensões que podem parecer semelhantes aos leigos guardam também importantes diferenças. Apesar da mesma especificação, o garfo telescópico dianteiro da Hornet já vem com um acerto para o uso em ruas e estradas, em sintonia com seu chassi. Já na CBR 600RR, há múltiplas regulagens, desde a pré-carga da mola até a velocidade de compressão e retorno. "Como cada piloto tem sua tocada, na CBR pode-se regular a suspensão ao seu gosto. Já na Hornet o acerto é padrão de fábrica", diz Guedes.

Na suspensão traseira, mais diferenças. Enquanto o único conjunto mola-amortecedor da Hornet está fixado na balança, no sistema Unit Pro-Link da CBR 600, o amortecedor está embutido na balança traseira -- tecnologia já usada nas motos de competição da Honda, como a RC 212V do Mundial de MotoGP. Tudo para manter a roda no chão nas saídas de curva e acelerações.

Ao rodar com as duas, nota-se a maior rigidez da CBR. A moto fica mais "dura" para circular na cidade, porém mais estável em uso extremo, como frenagens bruscas para fazer uma curva. Já a Hornet sente-se em casa ao passar em corredores e enfrentar algumas (pequenas, é verdade) imperfeições no asfalto.

Sem falar na posição de pilotagem, que também influencia no conforto do motociclista. Na CBR, o piloto fica deitado sobre o tanque, já na Hornet a postura é mais ereta. Mas aí é uma questão de estilo e gosto de cada um. Além do bolso, é claro. Já que a Hornet tem preço sugerido de R$ 30.837 (R$ 33.137, na versão com ABS), enquanto a CBR 600RR, R$ 42.200. Uma diferença e tanto que vai além do estilo.
(Por Arthur Caldeira)

UOL Cursos Online

Todos os cursos