Nova BMW F 650 GS chega ao Brasil remodelada e com motor de dois cilindros

Da Infomoto

Foto: Divulgação

Alto torque em baixas rotações é uma das características do modelo, que promete diversão para público mais eclético do segmento on/off-road
Da antiga versão da F 650 GS praticamente só ficou o nome e o espírito aventureiro da funbike da BMW. O novo modelo acaba de desembarcar no país com muitas alterações estéticas, mecânicas e ciclísticas e preço a partir de R$ 43.900,00 (versão standard). Entre as principais novidades, um motor de dois cilindros em paralelo e mais potente, assento mais baixo, novos quadro e suspensões e linhas mais modernas. Com a revigorada representante da família Enduro, a marca alemã pretende atrair um público mais jovem e de alto poder aquisitivo, que quer uma máquina versátil, bonita e avançada, mas também ampliar sua participação no mercado on/off-road de média cilindrada, amplamente dominada pela Yamaha XT 660R.

MOTORIZAÇÃO E CICLÍSTICA
O motor é o grande destaque da moto de uso misto da BMW. Apesar do nome, a 650 GS tem um propulsor de 789 cm³, derivado daquele utilizado na esportiva F 800S, porém "amansado". São 71 cv da 650GS contra 85 cv da 800S. A característica da motorização da F 650GS é o alto torque em baixas rotações -- 7,5 kgfm (75Nm) a 4.500 rpm -, que garante ao motociclista prazer de pilotar em qualquer tipo de terreno.

Já o quadro em aço tubular tem nova geometria e é mais resistente à torção. Na dianteira a F 650 GS conta com garfo telescópico com 180 mm de curso e disco de freio simples de 300 mm de diâmetro. Já na traseira, braço oscilante com monoamortecedor (170 mm de curso) e disco simples de 265 mm. A montadora alemã também oferece uma versão equipada com sistema de freios ABS.

Visualmente, a nova 650 traz linhas mais angulosas que a versão anterior. Outra mudança foi no conjunto óptico que agora conta com dois faróis de tamanhos diferentes em vez de um único farol arredondado. Para melhorar o centro de gravidade, o tanque de gasolina está sob o assento e tem capacidade para 16 litros. Abastecida, essa trail pesa 199 Kg. De fácil acesso, o bocal de abastecimento fica na lateral traseira da moto, uma marca registrada da F 650 GS. Agora, a funbike da BMW mede 2.280 mm de comprimento, 890 mm de largura e 1.240 de altura.

Como em qualquer outro modelo BMW, a F 650 conta com extensa lista de acessórios. Entre eles, malas laterais, top case, alarme, barras de proteção do motor, protetores de mãos, pára-brisa mais alto e escapamento esportivo da marca Akrapovic.

FAMÍLIA DEVE CRESCER
A BMW do Brasil já promgramou mais dois lançamentos até o final do ano. Em outubro chega a F 800 GS (também da família Enduro) e, em novembro, chega a G 450 X, um modelo específico para competições off-road.
(por Aldo Tizzani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos