Sundown Web Evo tem preço competitivo e boa ciclística, mas faltou fôlego

Da Infomoto

A Sundown Web ocupa a terceira colocação entre as CUB (Concept Upper Basic, as populares 'scooters') mais vendidas no Brasil, só perdendo para dois modelos da Honda, Biz 125 e Pop 100. Entre janeiro e junho deste ano, foram comercializadas 12.327 unidades da motoneta da Sundown, sucesso justificado pelo bem acertado conjunto ciclístico, preço competitivo e economia de combustível, apesar de seguir a risca o tradicional design da categoria. A versão testada, a Web Evo, traz ainda rodas de liga-leve e freio a disco na dianteira -- ausentes na versão standard --, mas o desempenho do motor de 97,2 cm³ decepciona.

Com receitas consagradas, como suspensão telescópica na dianteira, sistema de amortecimento bichoque na traseira e um confortável banco -- com espuma densa e revestimento anti-derrapante -- a Web Evo atende bem sua proposta de ser uma moto urbana, exceto se você morar em uma grande cidade como São Paulo, com vias de trânsito rápido, já que falta desempenho do propulsor nas acelerações e subidas íngremes.

PRECISOU DE UM 'EMPURRÃOZINHO'
O monocilíndrico de 97,2 cm³, com comando simples no cabeçote (OHC) e refrigeração a ar que equipa a Sundown Web Evo deixa a desejar tanto em torque quanto em potência. Nas saídas de semáforo ou retomadas de velocidade o torque máximo declarado de 0,85 kgfm demora a chegar nas 5.250 rpm e também não é suficiente para empurrar piloto (de 71 kg) e os 92 kg da motoneta com rapidez. A Web fica para trás até mesmo dos carros. Em uma subida íngreme com piloto e garupa foi necessário até certo "empurrãozinho" com os pés para que a Web saísse do lugar.

FICHA TÉCNICA
Sundown Web Evo
Motor: OHC, monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar
Cilindrada: 97,2 cc
Potência: 7,5 cv a 8000 rpm
Torque: 0,85 kgfm a 5250 rpm
Diâmetro x curso: 50 mm x 49,5 mm
Alimentação: carburador
Partida: elétrica e pedal
Câmbio: rotativo de quatro velocidades
Embreagem: centrífuga automática e multidisco banhado a óleo
Transmissão final: Corrente
Tanque: 4 litros
Suspensões
Dianteira: garfo telescópico
Traseira: braço oscilante com duplo amortecedor regulável com duas regulagens
Freios
Dianteiro: a disco
Traseiro: a tambor
Rodas e pneus
Dianteiro: 2,50/17 43P MT15
Traseiro: 90x80/16 51J MT15
Comprimento: 1.950mm
Largura: 840 mm
Altura: 1.250 mm
Entre-eixos: 1.260 mm
Altura do assento: 760 mm
Vão livre: 160 mm
Capacidade de carga do sob o banco: 12 Kg
Peso seco: 92 Kg
Cores: Preto e prata
Preço: R$ 4.876,10
Mesmo se levarmos em consideração que a unidade testada ainda não estava amaciada, já que tinha 300 km rodados, o torque deixa a desejar. Apesar de o valor declarado ser maior que de outras motonetas, como a Honda Pop 100 (0,72 kgfm), a Sundown Web mostra-se, na prática, mais fraca que a concorrente.

Essa falta de "força" em conjunto com o câmbio rotativo com embreagem centrífuga semi-automática, que não permite "queimar" embreagem, faz com que a Web demore a ganhar velocidade. Em vias rápidas, como a avenida 23 de Maio na capital paulista, o motociclista passa apuros, afinal a velocidade média da via é em torno dos 70 km/h -- pouco abaixo da máxima de 80 km/h registrada no velocímetro da Web.

A potência também compromete na hora de manter a velocidade. Com apenas 7,5 cv a 8.000 rpm, a Web perde velocidade facilmente em ladeiras. Isso exige muita troca de marcha, o que se mostra um incômodo mesmo no câmbio rotativo. Outro ponto bastante criticado por quem pilotou a Web Evo é o excesso de vibração do motor transmitida ao piloto pelas pedaleiras, punhos e pelo banco.

DESEMPENHO NO BOLSO
O sucesso da Sundown Web justifica-se por um quesito muito importante para os brasileiros: o bolso. O baixo desempenho que incomoda traduz-se em economia de combustível. Mesmo precisando "torcer" o cabo da Web, a média de consumo ficou em torno dos 30 km/l, Mostrando que, apesar de fraquinha, a motoneta da Sundown pode ser uma boa opção para quem vive em uma cidade pequena, plana e que não precise "enfrentar" vias expressas.

Além disso, o preço da versão Evo -- a mais completa -- é de R$ 4.876,10. Por se tratar de uma motoneta com rodas de liga-leve, partida elétrica e freio a disco na dianteira, é um valor bastante competitivo em relação à concorrência. Com motor mais potente e de maior capacidade, a Biz + 125, equivalente da Honda, não sai por menos de R$ 6.353,00.
(por Arthur Caldeira)

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