Lançamento europeu, Bimota DB7 tem atrativos dignos de superbike

Da Infomoto

A italiana Bimota acaba de lançar na Europa seu modelo mais esportivo, a DB7, que usa o mesmo motor da Ducati 1098 e foi apresentada no Salão de Milão do ano passado. A marca não poupou acessórios de primeira linha, com peças em fibra de carbono, misturando exclusividade e requinte. Com isso o visual é bastante chamativo, digno de uma verdadeira superbike. No Brasil, a DB7 deve desembarcar no segundo semestre. Segundo o representante da marca no país não existe ainda um preço definido de comercialização, mas o valor deverá ficar na casa dos R$ 140 mil -- algo um tanto fora dos padrões da realidade, se assim podemos dizer.

Fotos: Divulgação

Esportiva italiana tem jeitão de superbike, motor de Ducati e preço um tanto fora da realidade


O conjunto da máquina é formado por grandes carenagens frontal e laterais, também em fibra de carbono, que trabalham como forma de canalizar melhor as tomadas de ar e melhorar a performance em altas velocidades. Na frente chama a atenção o grupo óptico, com duas lâmpadas sobrepostas e retrovisores que seguem a linha esportiva, com piscas acoplados. Um amortecedor de direção instalado no guidão deixa a pilotagem mais segura e eficiente em altas velocidades.

Outro destaque está na rabeta, que tem o sub-quadro confeccionado em fibra de carbono estrutural, trazendo como vantagem o baixo peso. O tanque de combustível tem capacidade para 16 litros. O peso a seco do modelo, de 170 kg, também agrada e contribui para a agilidade do conjunto.

Quem pilotou a nova DB7 não deixou de destacar a pegada "racing" do modelo, caracterizada também pelo assento elevado do piloto (800 mm de altura) e a frente caída. Boa de curva e ágil nas retas, o modelo causou boa impressão à imprensa especializada pela facilidade de condução.

  • Divulgação

    No destaque, duplo farol e piscas integrados aos retrovisores

MECÂNICA E CICLÍSTICA
O painel digital conta com computador de bordo para as medições de funcionamento dos principais componentes da parte mecânica, ciclística e elétrica, além de ter boa visualização.

O coração que bate na nova DB7 é um conhecido para a maioria dos apaixonados por motos italianas -- um potente bicilindrico em "V" a 90º de 1099 cm³ com arrefecimento líquido, o mesmo utilizado pela Ducati 1098. A potência declarada é de 160 cv (a 10.700 rpm), com torque de 12,5 kgfm (a 8.000). O maquinário possibilita respostas rápidas e precisas ao acelerador, o que deve agradar em cheio os consumidores que buscam uma autêntica superbike. Câmbio de seis velocidades com a transmissão final feita por corrente e escapes 2 em 1, equipados com catalizador e sonda lambda, completam o conjunto mecânico.

A DB7 usa um quadro em treliça, tradicional da Bimota. Um dos destaques, neste sentido, está na balança traseira, arquitetada com esta mesma tecnologia. As suspensões são totalmente ajustáveis e incorporam alta tecnologia desenvolvida para as pistas de corrida. Na frente o sistema usa um garfo invertido da Marzocchi com tubos de 43 mm de diâmetro e curso de 120 mm. Atrás a suspensão é monochoque também com curso de 120 mm.

Os freios são da Brembo, de disco duplo com 320 mm na dianteira, e simples de 230 mm na traseira. As rodas são de liga de alumínio forjado, com 17 polegadas de diâmetro calçadas com pneus Continental Race Attack.
(por Murillo Ghigonetto)

UOL Cursos Online

Todos os cursos