V-Strom e Varadero: uma briga decidida nos detalhes
Da Infomoto
Duas big-trails, como a Honda Varadero XL 1000V e a Suzuki V-Strom DL 1000, só podem ser comparadas dentro da sua proposta: uma longa viagem sem se preocupar com o caminho. Tínhamos pela frente mais de 300 km até o circuito das águas em Minas Gerais, passando por excelentes estradas, como a Carvalho Pinto, e por estradas sinuosas e de asfalto precário, como a que sai de Cruzeiro, em São Paulo, e vai até a cidade mineira de Passa Quatro.
Tudo pronto pra viagem, só restava conferir uma coisa antes de pegar a estrada: as motos estavam abastecidas? A Suzuki V-Strom nos trouxe a resposta logo ao se girar a chave: o marcador de combustível informava que o enorme tanque (de 22 litros) estava cheio. Já no painel da Honda Varadero falta essa informação. E foi assim, nos detalhes, que essas duas grandes aventureiras com motores de dois cilindros em V de 1.000 cc mostraram suas qualidades e pontos fracos.
CICLÍSTICA
As semelhanças são tantas que podemos resumir as características ciclísticas dessas duas big-trails em poucas palavras: um quadro tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, suspensões telescópicas de longo curso na dianteira e um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança traseira.
As rodas de liga-leve são calçadas com pneus de uso misto, muito mais on do que off-road. Porém, o grande ponto positivo de ambas é o conjunto de suspensões, as quais absorvem as imperfeições do asfalto sem incomodar o piloto. Claro que, apesar da proposta de uso misto, não foram projetadas para o terrão pesado. O sistema de freios também é parecido nas duas: discos duplos na dianteira e simples na traseira. A Honda Varadero leva vantagem por trazer o sistema Dual Combined ABS (antitravamento).
MOTOR E CÂMBIO
Assim como na parte ciclística, os motores de Honda Varadero e Suzuki V-Strom são bastante semelhantes na concepção. Como o próprio nome oficial das motos diz, são dois propulsores de dois cilindros em "V" com quase 1.000 cc: exatos 996 cm³. Têm refrigeração líquida e alimentação por injeção eletrônica.
Mas é no comportamento e nos números de desempenho que eles se diferenciam. A Honda declara potência máxima de 93,8 cv a 7.500 rpm, enquanto a Suzuki oferece 98 cv a 7.600 rpm. O torque é bastante semelhante: a Varadero tem 9,9 kgfm a 6.000 rpm, e a V-Strom oferece 10,3 kgfm a 6.400 rpm.
Como mostram os números e o uso na estrada, o motor da big-trail Suzuki tem um comportamento mais esportivo e uma resposta mais imediata ao acelerador, justificando sua origem esportiva -- afinal, esse V2 equipava a esportiva TL 1000, hoje fora de linha. Já na Varadero, apesar de o motor ter a mesma base da esportiva VTR 1000, o V2 tem um comportamento mais macio, fazendo jus à tradição Honda de motores mais "comportados". Ambas ainda são equipadas com a sexta marcha (overdrive) para economia de combustível e menos vibração na estrada.
CONFORTO E ERGONOMIA
No quesito ergonomia, as duas motos receberiam altas notas. Com uma postura ereta e protegido pelo pára-brisa -- que oferece regulagem manual na V-Strom --, o motociclista sente-se apto a viajar centenas de quilômetros. Mas bastou um trajeto de 160 km para notar que o banco com capa de gel e revestimento antiderrapante da Varadero oferece mais conforto que o banco de couro e espuma densa da V-Strom. Não que o modelo Suzuki seja desconfortável -- mas é inferior na comparação com a Honda.
Outro item de conforto (e também de segurança) presente em ambas é o protetor de mão: além de proteger as mãos e os manetes em caso de pequenas quedas, desvia o vento em dias frios.
PAINEL E ESTILO
Também as duas motos trazem um painel completo, com dois grandes mostradores redondos que marcam a rotação do motor e a velocidade. Completam as informações relógios, temperatura do motor e luzes de advertência. Apesar da ausência do marcador de gasolina, a Varadero traz um computador de bordo que informa o consumo imediato e a autonomia da moto quando o nível de combustível chega à reserva.
O estilo de ambas segue fielmente a identidade visual das big-trails: pára-brisa, tanque enorme, bengalas dianteiras longas etc. Mas enquanto a Honda tem um design de linhas arredondadas, a Suzuki traz linhas angulosas. No restante, se parecem: têm dois faróis (muito eficientes vale dizer), duas saídas de escape e bagageiro traseiro. No quesito estilo, a escolha fica mesmo por conta do gosto pessoal de cada um.
PREÇO
Se até agora estava difícil escolher qual a melhor, não será o preço que ajudará nisso: a diferença entre elas é pouca. A Honda XL 1000V Varadero está cotada em R$ 49.269 (ou US$ 28.064); a Suzuki DL 1000 V-Strom sai por R$ 48.584 na tabela (ambos são preços sugeridos, sem frete e seguro).
A escolha acaba sendo mesmo nos detalhes. Uma tem marcador de combustível, a outra não; a Varadero tem freios ABS, a V-Strom não; a big-trail Suzuki tem um motor mais esportivo, o da Honda é mais comportado... Você decide. (por Arthur Caldeira)
Tudo pronto pra viagem, só restava conferir uma coisa antes de pegar a estrada: as motos estavam abastecidas? A Suzuki V-Strom nos trouxe a resposta logo ao se girar a chave: o marcador de combustível informava que o enorme tanque (de 22 litros) estava cheio. Já no painel da Honda Varadero falta essa informação. E foi assim, nos detalhes, que essas duas grandes aventureiras com motores de dois cilindros em V de 1.000 cc mostraram suas qualidades e pontos fracos.
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CICLÍSTICA
As semelhanças são tantas que podemos resumir as características ciclísticas dessas duas big-trails em poucas palavras: um quadro tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, suspensões telescópicas de longo curso na dianteira e um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança traseira.
As rodas de liga-leve são calçadas com pneus de uso misto, muito mais on do que off-road. Porém, o grande ponto positivo de ambas é o conjunto de suspensões, as quais absorvem as imperfeições do asfalto sem incomodar o piloto. Claro que, apesar da proposta de uso misto, não foram projetadas para o terrão pesado. O sistema de freios também é parecido nas duas: discos duplos na dianteira e simples na traseira. A Honda Varadero leva vantagem por trazer o sistema Dual Combined ABS (antitravamento).
ÁLBUM DE FOTOS |
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VEJA IMAGENS DAS MOTOS |
Assim como na parte ciclística, os motores de Honda Varadero e Suzuki V-Strom são bastante semelhantes na concepção. Como o próprio nome oficial das motos diz, são dois propulsores de dois cilindros em "V" com quase 1.000 cc: exatos 996 cm³. Têm refrigeração líquida e alimentação por injeção eletrônica.
Mas é no comportamento e nos números de desempenho que eles se diferenciam. A Honda declara potência máxima de 93,8 cv a 7.500 rpm, enquanto a Suzuki oferece 98 cv a 7.600 rpm. O torque é bastante semelhante: a Varadero tem 9,9 kgfm a 6.000 rpm, e a V-Strom oferece 10,3 kgfm a 6.400 rpm.
Como mostram os números e o uso na estrada, o motor da big-trail Suzuki tem um comportamento mais esportivo e uma resposta mais imediata ao acelerador, justificando sua origem esportiva -- afinal, esse V2 equipava a esportiva TL 1000, hoje fora de linha. Já na Varadero, apesar de o motor ter a mesma base da esportiva VTR 1000, o V2 tem um comportamento mais macio, fazendo jus à tradição Honda de motores mais "comportados". Ambas ainda são equipadas com a sexta marcha (overdrive) para economia de combustível e menos vibração na estrada.
CONFORTO E ERGONOMIA
No quesito ergonomia, as duas motos receberiam altas notas. Com uma postura ereta e protegido pelo pára-brisa -- que oferece regulagem manual na V-Strom --, o motociclista sente-se apto a viajar centenas de quilômetros. Mas bastou um trajeto de 160 km para notar que o banco com capa de gel e revestimento antiderrapante da Varadero oferece mais conforto que o banco de couro e espuma densa da V-Strom. Não que o modelo Suzuki seja desconfortável -- mas é inferior na comparação com a Honda.
Outro item de conforto (e também de segurança) presente em ambas é o protetor de mão: além de proteger as mãos e os manetes em caso de pequenas quedas, desvia o vento em dias frios.
PAINEL E ESTILO
Também as duas motos trazem um painel completo, com dois grandes mostradores redondos que marcam a rotação do motor e a velocidade. Completam as informações relógios, temperatura do motor e luzes de advertência. Apesar da ausência do marcador de gasolina, a Varadero traz um computador de bordo que informa o consumo imediato e a autonomia da moto quando o nível de combustível chega à reserva.
O estilo de ambas segue fielmente a identidade visual das big-trails: pára-brisa, tanque enorme, bengalas dianteiras longas etc. Mas enquanto a Honda tem um design de linhas arredondadas, a Suzuki traz linhas angulosas. No restante, se parecem: têm dois faróis (muito eficientes vale dizer), duas saídas de escape e bagageiro traseiro. No quesito estilo, a escolha fica mesmo por conta do gosto pessoal de cada um.
PREÇO
Se até agora estava difícil escolher qual a melhor, não será o preço que ajudará nisso: a diferença entre elas é pouca. A Honda XL 1000V Varadero está cotada em R$ 49.269 (ou US$ 28.064); a Suzuki DL 1000 V-Strom sai por R$ 48.584 na tabela (ambos são preços sugeridos, sem frete e seguro).
A escolha acaba sendo mesmo nos detalhes. Uma tem marcador de combustível, a outra não; a Varadero tem freios ABS, a V-Strom não; a big-trail Suzuki tem um motor mais esportivo, o da Honda é mais comportado... Você decide. (por Arthur Caldeira)
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