Custom Honda VTX com motor 1.800 desafia as Harley
Da Infomoto
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Renato Durães/Infomoto
Como principal característica, essa big custom está equipada com o maior motor de dois cilindros em V fabricado pela Honda, com exatos 1.795cm³ de capacidade cúbica. Além disso, conta com sistema de injeção eletrônica PGM-FI (sigla para Programmed Fuel Injection). A VTX recebeu ainda transmissão por eixo-cardã, suspensão dianteira upside-down (invertida), rodas de liga leve, banco tipo sela e muitos cromados.
Claro que a parte estética é um grande diferencial da moto, mas quando o motociclista sobe na Honda VTX o que impressiona mesmo são a força e o vigor do motor V-Twin OHC (comando simples no cabeçote), que gera 96,5 cv de potência e tem muita força em baixos e médios regimes de rotação. O torque de 15,9 kgfm está disponível já em 3.000 rpm. Outro destaque é a injeção PGM-FI, que promete assegurar menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção -- em função da bomba de combustível externa ao tanque.
ÁLBUM DE FOTOS |
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A VTX 1800C tem câmbio de seis velocidades e transmissão final por eixo-cardã, e, em virtude da grande entrega de torque e potência, as relações de marcha (seis velocidades) são bem longas, ideais para quem gosta de por o pé (ou as rodas) na estrada. Segundo a Honda, o funcionamento do propulsor tem defasagem de 130 graus entre a ignição do primeiro para o segundo pistão, eliminando grande parte das vibrações primárias e alterando o som final do escapamento -- o barulho do escape não é tão grave. De fato, a vibração é bem menor, se comparada a outros modelos custom.
FICHA TÉCNICA | ||||||||||||||||
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Com um comportamento bastante equilibrado, a VTX 1800C está equipada com o que há de mais moderno em termos de suspensão e freios. Destaque para a o sistema CBS (Dual Combined Brake System). Na prática é só pisar no pedal que a força de frenagem é transmitida para a dianteira e traseira simultaneamente. Para quem não se lembra, o CBS era usado na já aposentada CBR 1100 XX Super Blackbird, sport-touring da marca japonesa.
Na dianteira, disco duplo flutuante de 296 mm e cáliper de três pistões. Muito eficiente, o freio traseiro tem disco simples de 316 mm, com cáliper de duplo pistão. Detalhe: os freios são de grife Nissin. Para maior segurança, a VTX 1800 está equipada com rodas de liga leve, calçadas por pneus radiais da Dunlop: 130/70R 18 (dianteira) e 180/70R 16 (traseira).
A big custom da Honda também é bastante equilibrada, isso em função do bem calibrado conjunto de suspensão. Ambas as suspensões copiam com bastante perfeição as irregularidades do piso. Na dianteira, garfo telescópico invertido upside-down, com curso de 130 mm; na traseira, duplo amortecimento (com capas cromadas), com curso de 100 mm e cinco posições de ajuste, regulagem que ajuda em muito que vai rodar com garupa e bagagem.
Ergonomia e conforto
A posição de pilotagem, o guidão aberto, o banco tipo sela e o baixo centro de gravidade proporcionam ao piloto da VTX a sensação de muito conforto. A altura de 700 mm do assento amplo facilita a condução e oferece comodidade em longos trechos de estrada. É como se você estivesse pilotando sentado num confortável sofá. O modelo tem um bom ângulo de esterçamento, o que facilita manobras em baixas velocidades.
A Honda poderia pensar em melhorar as funções do painel de instrumentos, muito simples para uma moto que custa mais de R$ 57 mil. Só é possível verificar a velocidade e hodômetro parcial e total. O painel deveria oferecer mais um hodômetro parcial, relógio e fuel-trip, para acompanhar o consumo de gasolina. Além disso, os comandos são espartanos, e as linhas de freio poderiam ser de malha de aço, em vez de borracha.
Acessórios
A VTX 1800 pode receber ainda diversos acessórios. Em vez de pedaleiras, a moto poderia estar equipada com plataformas retráteis, como a maioria das Harley. Além disso, na VTX pode-se instalar pára-brisa, faróis auxiliares, sissy-bar (encosto para a garupa), alforjes, entre outros itens que vão deixar a moto mais confortável para se viajar. (por Aldo Tizzani)