MV Agusta Brutale 1078RR seduz pela beleza e força

Da Infomoto

O público que visitou no ano passado a 65ª edição do Salão de Milão (Eicma), a maior mostra de motociclismo do planeta, não poupou elogios a um modelo em especial: a nova MV Agusta Brutale 1078RR. Com uma série de novidades em seu conjunto ciclístico e mecânico, a nova integrante da família Brutale -- uma evolução da 910R -- acabou eleita a moto mais bonita em exposição, com 25,7% dos votos, seguida pela Ducati Monster 696 (15,2%) e pela BMW HP2 Sport (9,2%).

Também, pudera: com visual moderno e linhas bastante ousadas, o resultado não podia ser diferente. Nesse sentido, diga-se, vale destacar que boa parte das peças e acessórios dispostos na nova Brutale 1078RR são os mesmos da versão 910R. Por isso, qualquer semelhança não é mera coincidência.


Apenas itens como grafismos, calibração da suspensão e componentes mecânicos, além da capacidade cúbica do motor, diferenciam uma versão da outra. No restante, praticamente tudo é igual. Para os leigos chega a ser difícil distinguir as duas versões da Brutale -- a 910R e a 1078RR. Até mesmo o peso (185 kg) e a capacidade do tanque de combustível (19 litros) são iguais.

No entanto, com um pouco mais de atenção as diferenças começam a surgir -- a começar pelo belo propulsor baseado no da esportiva F4 RR 312, um quatro cilindros em linha DOHC (duplo comando no cabeçote) de 1.078 cm³ totalmente à mostra, uma verdadeira obra-prima da engenharia para os fãs de modelos naked.

Com potência declarada de 154 cv a 10.700 rpm e torque de 11,7 kgfm a 8.100 rpm, a nova Brutale 1078RR tem desempenho 10% superior em relação à versão 910R (segundo informações da MV Agusta). Na medição final de velocidades, a diferença entre as duas motos é de 10 km/h -- com vantagem para a Brutale 1078RR, que é capaz de alcançar os 267 km/h de final.

Ciclística e preço
Se na mecânica a 1078RR impressiona, na ciclística ela também não decepciona. A suspensão dianteira é telescópica upside-down, com tubos de 50 mm de diâmetro e curso de 130 mm. A traseira usa um mono-amortecedor progressivo, com curso de 120 mm e possibilidade de ajustes na pré-carga da mola.

Para parar esse "canhão", os freios dianteiros são de disco duplo flutuantes, com 320 mm de diâmetro, da grife Brembo. Na traseira, o sistema usa um disco simples com 210 mm. A roda dianteira vem calçada com um pneu de medida 120/70 ZR 17, e a traseira usa um na medida 190/55 ZR 17.

Na Europa, a nova Brutale 1078RR tem preço médio de 18 mil euros. As cores disponíveis por lá são branca e preta, vermelha e cinza e preta e cinza. No Brasil, segundo o representante oficial da marca, ainda não existem planos de comercialização do modelo.

(por Murilo Ghigonetto)

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