Quadriciclo Renegade brilha em qualquer terreno

Da Infomoto

O novo quadriciclo BRP Can-Am Renegade 800 pode ser considerado um verdadeiro "pau pra toda obra". Seja num prazeroso passeio cruzando montanhas ou competindo nas mais difíceis provas do calendário off-road, o modelo esbanja força, agilidade e tecnologia de ponta com uma boa pitada de adrenalina.

Com preço sugerido de R$ 45.100, o Renegade 800 foi lançado no final do ano passado no Brasil, e chama a atenção por ser um veículo com características esportivas. Só para se ter uma idéia, o modelo faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,18 segundos.
Divulgação

Preço sugerido do quadriciclo Renegade da Can-Am é de R$ 45.100


Todo esse desempenho é gerido por um motor Rotax de quatro tempos, com dois cilindros em V, refrigeração líquida e 8 válvulas SOHC. O propulsor deste "brinquedão" está equipado com injeção eletrônica de combustível, que conta com dois bicos injetores Siemens VDO.

O Can-Am Renegade 800 tem ainda tração nas quatro rodas, com diferencial dianteiro multiviscoso e câmbio CVT (transmissão continuamente variável), de mudança múltipla. Todas essas configurações, em resumo, dão ao Renegade uma capacidade de reboque de até 590 kg. No entanto, nada neste "quad" chama mais a atenção do que seu visual, moderno e com apelo esportivo.
Divulgação

Design agressivo e desempenho esportivo são atrativos do Renegade


Na dianteira, um pequeno quebra-mato é útil para as trilhas em terrenos mais fechados. O conjunto óptico é formado por quatro pequenos faróis dispostos paralelamente em cada um dos lados. A carenagem tem formas angulosas, o que contribui para o espírito esportivo de todo o conjunto.

Para acionar a tração 4x4, basta que o piloto aperte um pequeno botão à direita, próximo ao acelerador -- que, como na maioria dos quadriciclos, é acionado pelo polegar. Outro detalhe interessante está no acionamento das marchas, feito por meio de uma pequena alavanca posicionada também à direita do piloto.

Na parte ciclística, o modelo também mostra todos os seus atributos, dignos de um autêntico top de linha. O quadro SST fabricado pela BRP é leve e apresenta boa rigidez contra torções. A suspensão dianteira é esportiva RS com braços em duplo "A" e curso de 229 mm. Já a traseira é uma RS TTI, com braço independente e curso de 254 mm.

Além disso, o Renegade está equipado com novos sistemas de freio dianteiro e traseiro independentes, ambos a disco, para melhor controle na pilotagem fora-de-estrada, seu verdadeiro habitat.

O Can-Am Renegade 800 foi desenvolvido para alto desempenho, e para desafiar qualquer tipo de terreno. Ano passado o modelo obteve excelentes resultados no Rally Internacional dos Sertões, maior prova off-road da América Latina, e também no Brasileiro de Cross Country.

(por Murilo Ghigonetto)

UOL Cursos Online

Todos os cursos