Ano encerra com mais de 20 lançamentos de motocicletas

Da Infomoto

Com o mercado de motocicletas em plena ascensão no Brasil, montadoras investem cada vez mais em novos modelos. Só em 2007 foram mais de 20 lançamentos. Segundo a Abraciclo (associação que reúne os fabricantes de motos), até novembro de 2007 a produção desse veículo alcançou a marca de 1.648.770 de unidades, volume 22,6% superior aos números do ano passado.

De olho nesse crescimento, os fabricantes apostaram suas fichas em lançamentos para conquistar novas fatias de mercado durante o ano que está terminando. Ao todo, mais de 20 novos modelos passaram a ser produzidos ou comercializados no Brasil.
Infomoto


BMW lançou a G 650 X Moto, uma das primeiras supermotard do Brasil
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Um dos maiores destaques foram as marcas chinesas, que desembarcaram a todo vapor apostando numa linha de modelos de baixa cilindrada com preços médios variando entre R$ 3 mil e R$ 6 mil. Cerca de dez novas marcas passaram a oferecer seus produtos, trazendo de modelos elétricos com estilo retrô até motos custom de média cilindrada.

Com o ritmo acelerado de crescimento do mercado, até outubro -- data do Salão Duas Rodas, em São Paulo -- seis marcas já estavam com suas fábricas em fase final de construção.

Para os mais saudosistas, outra novidade que repercutiu muito em 2007 foi a volta da Piaggio, via importadora, ao Brasil. A fabricante, que se tornou conhecida no Brasil durante a década de 1980 com a Vespa, resolveu apostar de novo suas fichas no Brasil, trazendo de volta as charmosas motonetas em duas versões, a LX 150 e a GTS 250 ie por R$ 14.500 e R$ 24.550, respectivamente. Além delas, a marca também não esqueceu da linha Beverly e o "esquisito" MP3, com duas rodas fixas na parte dianteira do scooter.

Quem ganhou, este ano, foi o motociclista, que pôde contar com uma verdadeira enxurrada de lançamentos e conferir de perto todo o crescimento do setor de duas rodas no Brasil. O quadro abaixo traz um resumo das principais novidades mostradas pelas montadoras ao longo de 2007. (por Murilo Ghigonetto)

AS NOVIDADES DE 2007
BMW

K 1200 GT - Apresentada pela BMW em agosto, a K 1200 GT, modelo grã-turismo da marca alemã, chegou ao mercado nacional com um bom pacote de equipamentos, além de um conjunto mecânico e ciclístico de dar inveja a qualquer estradeira do mesmo porte. Como destaque está o novo motor de quatro cilindros em linha, posicionado transversalmente, herdado dos modelos K 1200 S e K 1200 R com 1.157 cm³ e potência de 152 cv. Seu preço é de R$ 92,9 mil

G 650 X Moto - Um dos primeiros modelos da categoria supermotard apresentados no Brasil em 2007, a X Moto está equipada com o mesmo motor de 652 cm³ de sua "irmã" X Challenge. Leve e ágil nas pistas, o modelo da BMW causou boa impressão aos fãs do estilo supermotard, na ocasião de seu lançamento, em agosto. Seu preço atual é de R$ 40,9 mil

G 650 X Challenge - Apresentada pela BMW também em agosto, a G 650 XChallenge é um dos modelos da marca alemã mais baratos à venda no Brasil. A moto chegou para disputar mercado na categoria on/off-road, e está equipada com um motor de 652 cm³ com 53 cv a 7.000 rpm. Seu preço é de R$ 39,9 mil
BUELL

1125R - A norte-americana Buell voltou às origens ao apresentar uma motocicleta superesportiva em 2007. Com desenho arrojado, a 1125R trouxe como destaque o fato de ser a primeira da marca a usar sistema de arrefecimento líquido. Outro ponto interessante é a substituição do motor Harley-Davidson pelo Rotax em "V" de 1.125 cm³ capaz de desenvolver 146 cv de potência. Apresentada no Salão Duas Rodas, em outubro, seu preço ainda não foi definido.
HARLEY-DAVIDSON

Rocker - Mostrada pela primeira vez no Salão Duas Rodas, em outubro, a Rocker vem equipada com um motor Twim Cam 96B de 1.600 cm³. Segundo o representante da marca Harley-Davidson no Brasil, o modelo deve chegar às concessionárias no início de 2008 com preço sugerido entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.

Linha Dyna - Com características marcantes, como o garfo alongado e o guidão bem largo, os modelos da linha Dyna são a porta de entrada para a linha clássica de motocicletas da marca. Equipados com motor Twim Cam 96 de 1.584 cm³, irão chegar duas versões em 2008: Custom e Super Glide. Os preços ainda não foram definidos.


Night Rod Special - Versão especial da custom V-Rod, que usa o motor Revolution, é uma das motos mais caras da Harley-Davidson apresentadas em 2007. Com preço de R$ 88,9 mil, ela se diferencia por sua pintura preta e outros detalhes exclusivos que deixaram o modelo com visual mais moderno e agressivo.

XL 1200N Nightster - Lançada em comemoração aos 50 anos da linha Sportster (1957 a 2007), a XL 1200 Nightster tem no visual o seu maior atrativo. Em vez dos cromados, marca registrada da Harley-Davidson, a XL 1200 Nightster possui a cor preta na maioria das peças e acessórios. Apresentada no Salão Duas Rodas, o modelo desembarca no Brasil em 2008 com preço variando entre R$ 40 mil e R$ 50 mil.
HONDA


XL 1000V Varadero - Com preço sugerido de US$ 28.064 (base Estado de São Paulo; não inclui despesas com óleo, frete e seguro), esta big-trail japonesa desembarcou no Brasil em setembro com uma série de novidades. Entre os destaques está o motor V2 de 996 cm³ e 95 cv de potência, suspensões fora-de-estrada e o visual moderno e imponente.

CB 1300 Super Four - Com motor de quatro cilindros em linha e 1.284 cm³, a nova Honda CB 1300 Super Four chegou para ser o carro-chefe do segmento naked da montadora no Brasil. Seu estilo e conforto, aliado ao potente motor de 115,6 cv a 7.500 rpm, fizeram desta moto uma boa opção para os motociclistas brasileiros. Apresentada no Salão do Automóvel de 2006, o modelo é importado do Japão desde junho deste ano com preço de US$ 20.627 (sem despesas de frete e óleo).

Honda Gold Wing 2007 - A Grã-Turismo da Honda foi apresentada em maio deste ano com uma grande novidade: um sistema de air-bag para colisões frontais, inédito no mercado mundial. O preço do modelo é de US$ 49.267.

CBR 600RR 2007 - Totalmente revigorada, a CBR 600RR 2007 ficou mais leve, ganhou novo quadro, motor mais potente, além de um visual mais arrojado e moderno. Disponível no mercado brasileiro também desde maio, seu preço é de US$ 23.195.
HUSQVARNA

TE 510 Dual - Lançado em outubro pela Husqvarna, a TE 510 Dual nada mais é que uma versão de rua da off-road TE 510 adaptada para os padrões brasileiros. O modelo trouxe assento mais largo, farol, piscas e lanterna, modificações nas suspensões e uma nova relação, tudo para transformá-la em uma moto de uso misto. O modelo é comercializado no Brasil por R$ 31,4 mil.

SM 610 i.e - Também no mês de outubro a Husqvarna lançou no mercado brasileiro a versão motard da TE 610. Com motor monocilíndrico de 576 cc, esta "Husq" veio com garfo invertido da Marzocchi, amortecedores Sachs e freios Brembo. O preço sugerido da SM 610 i.e é de R$ 29,4 mil.
KASINSKI

Way 125 - Equipada com um motor de 124 cm³, a Way 125 foi lançada pela Kasinski no Salão Duas Rodas, em outubro, com o objetivo de ganhar espaço entre os modelos de entrada à venda no Brasil. Seu estilo urbano de traços antigos somados ao preço atraente (R$ 3.890) são as apostas da montadora com essa pequena street.

Seta 150 - A Seta 150, apresentada pela Kasinski também no Salão Duas Rodas, em outubro, chegou como uma versão mais apimentada da já conhecida Seta 125. Seu principal diferencial é o motor maior, além dos itens de série, como protetor no escapamento, assento com revestimento antiderrapante, freio a disco na roda dianteira, rodas em liga leve e partida elétrica. Seu preço é de R$ 5.490.


GT-R 250 - Assim como os outros dois lançamentos da Kasinski em 2007, a GT-R 250 fez sua primeira aparição pública no Salão Duas Rodas, em outubro, e se tornou uma das vedetes do evento por ser a única esportiva de baixa cilindrada à venda no Brasil. Entre seus atrativos, destaque para o motor com potência de 32 cv, painel de instrumentos digital, pedaleira regulável em seis posições diferentes e freios a disco nas rodas. O preço sugerido é de R$ 16.990.
SUZUKI

Linha Bandit 1250 e 650 - A linha recebeu pequenas alterações no grafismo, além de um aumento na capacidade cúbica do motor. Com isso, o modelo 1200 passou para 1255 cm³ e potência de 98 cv. Já a Bandit 600 passou a utilizar um propulsor de 656 cm³ e 85 cv de potência. Mas a grande novidade da linha foi mesmo a adoção do sistema de injeção eletrônica de combustível, aposentando os ultrapassados carburadores, e também a refrigeração líquida. Apresentados na Europa em 2007 os modelos passarão a ser oferecidos pela Suzuki no Brasil a partir de março do ano que vem. Os preços ainda não foram definidos.
YAMAHA

XTZ 125 X - Acompanhando a invasão de modelos motard lançados no Brasil, a Yamaha não ficou de fora e apresentou no Salão Duas Rodas a XTZ 125 X. Com novidades no visual e na parte ciclística, os destaques ficaram por conta do pára-lama mais curto, rodas raiadas de 17 polegadas - calçadas com pneus street Pirelli MT-75, 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira - e proteção das bengalas pintadas em um tom fosco. Seu preço é de R$ 7.167

MT-03 - Outro lançamento de peso da Yamaha no Salão Duas Rodas foi o da sport roadster MT-03. Produzida no Brasil, a moto usa o mesmo motor que equipa a trail XT 660R, um monocilíndrico com 48 cv de potência máxima equipado com injeção eletrônica. Outro destaque trazido pela MT-03 foi o amortecedor posicionado de forma horizontal, instalado acima do motor e na lateral da moto, como na sua irmã maior, a MT-01. Seu preço ainda não foi definido.

FZ-6N - A naked da Yamaha chegou ao mercado brasileiro e causou boa impressão entre os motociclistas e a imprensa especializada. Também, pudera: a FZ-6N vem equipada com um motor derivado da esportiva R6, capaz de gerar uma potência máxima de 98 cv. O preço é de R$ 35 mil.

Linha TTR-125 e 230 - Na linha off-road as novidades em 2007 foram as da linha TTR, nas versões de 125 e 230 cm³, também mostradas no Salão Duas Rodas, em outubro. A primeira, ideal para quem está iniciando na categoria, vem equipada com um motor 124 cc, monocilíndrico, quatro tempos e transmissão final feita por corrente. Já a TTR-230, um pouco mais nervosa, utiliza um propulsor de 223 cm³ e passou a ser comercializada no Brasil pela Yamaha, já que se tratava de um modelo fabricado aqui, mas próprio para exportação. Ideais para o uso no fora-de-estrada, os modelos custam R$ 7.100 e R$ 9.940, respectivamente.
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