Seu carro esconde segredos: como usar CODING para liberar funções OCULTAS que você nem sabia existir

Por Alessandro Reis

Muitos carros hoje saem da fábrica com funções "ocultas", oficialmente disponíveis apenas em modelos mais caros da mesma fabricante.

Moacyr Lopes Júnior/Folhapress

Essas funcionalidades podem literalmente ser destravadas, por meio de um serviço chamado de "coding", muitas vezes sem a necessidade de instalação de equipamentos adicionais.

Reprodução

Esse serviço contempla predominantemente veículos de Volkswagen e Audi, mas também está disponível em carros de outras fabricantes, como Mercedes-Benz e BMW.

Rafaela Borges/UOL

De acordo com Nelson de Oliveira Junior, proprietário da VAG Coding BR, o coding consiste em "codificar" a programação de fábrica para destravar essas funções secretas.

Reprodução

Tudo é feito por meio da porta OBD, a mesma utilizada em concessionárias para diagnosticar eventuais falhas.

Divulgação

Um computador é conectado a essa porta por meio de um cabo específico, que varia de acordo com a fabricante do automóvel.

Reprodução

Os recursos liberados não envolvem a performance do veículo. Dependendo do modelo e das funções, o serviço custa de R$ 300 a R$ 1.000.

Divulgação

No caso do VW T-Cross, em unidades equipadas com o motor 1.4 TSI, é possível ativar na central multimídia os mostradores do Modo Sport.

Simon Plestenjak/UOL

As funcionalidades que podem ser destravadas dependem do modelo e do respectivo ano de fabricação - muitas vezes, é necessário informar o número de série do veículo.

Simon Plestenjak/UOL

Uma modificação popular em veículos da VW, independentemente do modelo, é alterar o indicador de autonomia no painel, seja analógico ou digital.

Divulgação

Em vez de mostrar apenas a quilometragem restante, dá para exibir a quantidade de litros que falta para encher o tanque, explica.

Getty Images/iStockphoto

Também é possível, em modelos dotados de painel digital, destravar o menu que permite escolher diferentes cores, em veículos nos quais a opção não é oferecida.

Divulgação

O coding não está restrito aos veículos mais caros e sofisticados. Até o VW up! permite realizar personalizações.

Divulgação

Mas como fica a garantia? A cobertura pode ser cancelada. Porém, se o coding envolver a liberação de recursos originais de fábrica apenas via software a garantia não deve ser afetada.

Reprodução
Publicado em 17 de abril de 2024.

Veja Também