Alterações no escapamento: Muitos motociclistas fazem mudanças no sistema de escapamento de suas motos para aumentar o ronco.
Popularidade ilegal: Essas modificações, muitas vezes ilegais, incluem a instalação de "estraladores" ou apenas o "cano" de metal.
Limites legais de ruído: As motocicletas devem respeitar os limites de ruído estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle de Ruído Veicular.
Variação dos limites: Os limites de ruído para motos variam de 75 a 80 decibéis, estabelecidos antes da venda pela homologação dos fabricantes.
Infração de trânsito: Conduzir uma moto com escapamento modificado, emitindo ruído excessivo, constitui uma infração grave.
Gil Rodrigues e Fabio Moreno/PhotoRio News
Penalidades: A infração resulta em multa, pontos na CNH e retenção do veículo.
Falta de normas: Não existem normas específicas para escapamentos vendidos no mercado de reposição, o que gera uma lacuna na regulamentação.
Ausência de certificação: Diferentemente dos capacetes, os escapamentos de motocicletas não possuem uma certificação padrão.
Produção artesanal: Muitos escapamentos barulhentos são produzidos de forma artesanal, sem seguir normas técnicas.
Impactos ambientais: Além do ruído excessivo, as motos com escapamentos modificados podem poluir mais, pois frequentemente não possuem catalisadores.
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