O SUVs são os automóveis preferidos dos consumidores, a ponto de ganharem variações inspiradas em outros tipos de carroceria.
Isso inclui os cupês, modelos com carroceria baixa e traseira inclinada e esticada que, agora, dão origem a utilitários esportivos, mais altos e robustos.
Esse é o caso do Fastback, que une a praticidade de um SUV de quatro portas com o estilo de um carro esportivo.
O UOL Carros testou a versão topo de linha Abarth, percorrendo mais de 2.700 km em quatro estados brasileiros durante uma semana, em uma viagem de ida e volta entre a capital paulista e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Na versão Abarth, o visual fica ainda mais esportivo graças a detalhes como a pintura preta das rodas raiadas de liga leve e 18 polegadas, bem como o teto e os retrovisores.
Medindo 4,42 m de comprimento, graças ao balanço traseiro alongado, é cerca de 32 cm mais longo do que o SUV compacto Pulse do qual deriva.
Porém, nas demais dimensões, tem quase a mesma largura (1,78 m) e traz a mesma distância entre-eixos (2,53 m).
Dessa forma, não tem uma cabine tão espaçosa, especialmente no banco traseiro. Por outro lado, por ser mais longo, conta com um porta-malas amplo, com 516 litros.
Internamente, os materiais são bem encaixados, com bancos confortáveis. Por outro lado, o isolamento acústico da cabine poderia ser melhor, ainda que o SUV tenha uma proposta esportiva.
No quesito segurança, o carro conta com sensores de estacionamento, câmera de ré de alta resolução com guias adaptativas, controle de velocidade de cruzeiro tradicional e farol automático.
Também conta com frenagem automática de emergência com alerta de colisão e alerta de saída involuntária da faixa. Contudo, traz apenas quatro airbags, contra seis de SUVs na mesma faixa de preço.
Ele recebeu nova calibração para ficar mais ágil e proporcionar trocas de marchas mais rápidas com seu motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm e câmbio automático de seis marchas.
Veja a ficha técnica completa do Fiat Fastback Abarth no UOL Carros.