BBB das multas? O que fazem as novas câmeras que acompanham semáforos em SP

Por Alessandro Reis

Quem dirige pelas vias da capital paulista deve ter percebido: vários semáforos passaram a trazer uma moldura com contorno amarelo.

3.out.2023-Bruno Escolastico/Ato Press/Estadão Conteúdo

A sinalização vem acompanhada de câmeras, também instaladas recentemente e que têm gerado dúvidas aos motoristas.

Alessandro Reis/UOL

Afinal, elas estão ali para identificar irregularidades e multar os motoristas, como ocorre com os radares eletrônicos?

Alessandro Reis/UOL

Na verdade, as novas câmeras não estão ali para isso. Elas trabalham de maneira integrada com os semáforos e têm apenas o objetivo de garantir maior fluidez no trânsito.

Alessandro Reis/UOL

Os novos semáforos são "inteligentes", com foco na redução dos congestionamentos e também para diminuir e agilizar o reparo de eventuais panes nos aparelhos de sinalização de trânsito.

Alessandro Reis/UOL

Esses equipamentos utilizam um sistema em tempo real capaz de transformar imagens captadas por câmeras integradas em dados e, por meio de algoritmos, ajustar o tempo de abertura dos semáforos.

Gabo Morales/Folhapress

Os tempos máximo e mínimo de acionamento dessas luzes são programados previamente pela CET e são ajustados pelo próprio semáforo para melhorar o fluxo de veículos.

Alessandro Reis/UOL

Além disso, essa programação pode ser alterada remotamente por operadores da CET, por meio de uma central de controle.

Alessandro Reis/UOL

A câmera que o novo semáforo traz substitui os chamados "laços", que são os sensores instalados no asfalto utilizados pelos semáforos convencionais.

Alessandro Reis/UOL

Essa câmera, chamada de "laço virtual", faz com que a operação do semáforo não seja afetada por recapeamento ou reparos que exijam a remoção temporária do "laço" convencional.

Alessandro Reis/UOL

Outra vantagem é que os novos semáforos "conversam" entre si e são sincronizados de acordo com as chamadas subáreas, que são as grandes avenidas e suas adjacências.

Alessandro Reis/UOL

Conforme a SP Regula, a nova tecnologia deve estar presente em 270 cruzamentos até o fim de 2024.

3.out.2023-Bruno Escolastico/Ato Press/Estadão Conteúdo
Publicado em 15 de abril de 2024.

Veja Também