ATÉ SISTEMA DE SOM: 5 coisas que fazem seu carro beber mais e você nem desconfia

Por Alessandro Reis

Para gastar menos com cada abastecimento sem diminuir o uso do veículo nem trocá-lo por outro mais eficiente, a saída é buscar formas de reduzir o consumo do carro que você já tem.

iStock

Manter em dia a manutenção é fundamental para atingir essa meta; também vale a pena rever alguns hábitos ao volante - se você não quiser, literalmente, queimar dinheiro.

Getty Images/iStockphoto

Mesmo seguindo essas premissas, existem alguns vilões nada óbvios que fazem o carro beber mais e a maioria das pessoas não se dá conta. Selecionamos cinco deles.

Divulgação

1 - Pancadão beberrão

Incrementar o automóvel com acessórios não originais, especialmente sistemas de som potentes, faz com que o carro beba mais.
iStock
Equipamentos de som potentes exigem mais do alternador, que os abastece com eletricidade a partir do motor. Quando mais energia é requerida, mais combustível é gasto.
Getty Images/iStockphoto

2 - Abusar do freio

O freio também pode fazer com que a quantidade de quilômetros rodados a cada litro de combustível caia consideravelmente.
Rubens Cavallari/Folhapress
O estilo agressivo de condução também cobra seu preço ao acelerar o desgaste do motor e também dos freios, da suspensão e até dos pneus.
JESHOOTS.com/Pexels

3 - Tanque cheio, bolso vazio

Quando aparece um posto com preços mais em conta, dá aquela vontade de encher o tanque. Mas não se afobe: preço muito baixo pode sinalizar adulteração no combustível.
undefined undefined/Getty Images/iStockphoto
Ainda que o combustível não seja "batizado", quanto mais cheio estiver o tanque, mais peso terá o automóvel - e isso eleva o consumo.
Getty Images

4 - Rodar muito pouco

Uma alternativa óbvia para gastar menos no posto é reduzir o uso do carro. Contudo, rodar muito pouco a cada dia deixa o veículo mais gastão.
Zanone Fraissat/Folhapress
O motor precisa atingir a temperatura ideal para o calor expandir os componentes internos e, assim, garantir sua correta lubrificação.
Getty Images

5 - Nada de motor asfixiado

Geralmente, nem precisa pedir: a cada troca de óleo, o responsável já providencia a substituição do respectivo filtro, seguindo o que diz o manual do proprietário.
Getty Images/iStockphoto
Contudo, quando se trata dos filtros de admissão de ar e de combustível, muitos se esquecem de que eles também devem ser trocados regularmente.
Getty Images/iStockphoto
Publicado em 19 de abril de 2024.