Adeus, Ford PowerShift: dono tem solução radical para câmbio problemático

Por Julio Cabral

Presente em veículos da Ford comercializados de 2013 a 2017 no Brasil, nos modelos Focus, Fiesta e EcoSport, o câmbio Powershift já apresentou problemas difíceis de serem resolvidos.

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Entre eles estão trepidações, ruídos, vazamento, perda de rendimento e travamento das mudanças.

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A marca norte-americana admitiu as falhas em 2016 e chegou a fechar um acordo com o Procon-SP, elevando a garantia do módulo eletrônico do controle de transmissão.

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Apesar disso, pelo menos um proprietário de carro com essa transmissão, que tem dupla embreagem a seco, apelou a uma solução radical: converter o câmbio para manual

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Em vídeo que circula nas redes sociais, um mecânico exibe o feito. No perfil do Instagram @profdicaixa, aparece um Ford Focus 2.0 com pedal de embreagem.

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O processo de troca envolve a mudança de vários componentes.

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"Tiramos toda parte Powershift do automóvel. Logo em seguida, colocamos o kit do mesmo carro, porém com câmbio manual", disse Paulo Dilamar, proprietário da oficina.

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E completou: "Depois de prontos, fazemos a parte da elétrica para o carro ficar 100%, sem nenhuma avaria".

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Chamada por entusiastas de swap, a prática é uma troca de componentes mecânicos por outros, especialmente motor e câmbio.

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Em geral, a substituição exige adaptações em relação ao projeto original, ainda que utilizem componentes do próprio modelo ou marca.

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Embora o Focus 1.6 tenha caixa de cinco marchas, a oficina utiliza uma um pouco diferente.

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"Colocamos apenas o ib5+, que seria do EcoSport 2.0, pois compensa na economia de gasolina", ressalta Dilamar.

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Os custos são de, aproximadamente, R$ 8 mil para o Fiesta, R$ 10 mil para o Focus e EcoSport 1.6 e R$ 11 mil para o Focus 2.0.

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Publicado em 18 de março de 2024.