Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Sofro e faço os outros sofrerem com minha mania de limpeza. Como trato isso, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

10/05/2022 04h00

No "Papo Cabeça" de hoje, o psiquiatra Jair Bouer responde dúvida sobre TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). "Sofro e faço os outros sofrerem com a minha mania de limpeza. É o segundo TOC que eu desenvolvo na vida. O que eu faço?", pergunta o leitor.

O TOC é um transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de obsessões, pensamentos desproporcionais que invadem a cabeça e geram desconforto emocional, e comportamentos compulsivos na tentativa de aliviá-las. É o caso de lavar as mãos sem parar em manias de limpeza, por exemplo.

"Esse ritual toma conta da vida do indivíduo, numa tentativa de aliviar algum tipo de pensamento, mas isso vai tomando tempo e espaço na existência da pessoa, que acaba inviabilizando qualquer tipo de atividade, relacionamentos, trabalho e estudo. Fica tudo em segundo plano em função do TOC", explica Bouer.

Os tratamentos mais eficazes, geralmente, aliam remédios e terapia para controlar a ansiedade e os comportamentos compulsivos. Por isso é importante buscar ajuda especializada.