PUBLICIDADE

Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

É possível fumar só um ou dois cigarros por dia e não ter problemas de saúde, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem

24/02/2022 04h00

Nesta semana, o leitor pergunta se é possível fumar 1 ou 2 cigarros por dia, pelo resto da vida, sem que isso acarrete em algum problema de saúde. De acordo com o psiquiatra Jairo Bouer, o uso de cigarros, seja qual quantidade for, já é prejudicial à saúde.

"Muitas das substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo. E nós sabemos que tem uma série de condições de saúde causadas por ele", diz o colunista.

Ainda segundo Bouer, fumar 1 ou 2 cigarros todos os dias pode ser algo difícil, já que a nicotina condiciona a pessoa a ficar dependente dela. "Ela é uma droga que atua no sistema nervoso central com potencial de adição semelhante à da cocaína. Então, é muito difícil fumar um único cigarro e não ter mais vontade de fumar outros", explica.

O psiquiatra diz que até existem pessoas que conseguem fazer isso a longo prazo, mas não é a regra. "Portanto, se você conseguir ficar sem o cigarro, é o melhor dos mundos."