Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Não gosto de interação social e tenho receio das aulas presenciais. E agora, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem

27/01/2022 04h00

Na pergunta desta semana, o leitor relata estar com dificuldade de voltar às aulas presenciais depois de quase 2 anos afastado da universidade. "Nunca fui bom de contatos sociais e, agora, acho que estou pior, pensando em desistir e fazer o curso 100% à distância", contou ao colunista Jairo Bouer.

De acordo com o psiquiatra, a recomendação é que o leitor ao menos tente ir para a universidade. "Algumas pessoas têm dificuldade de maior contato social, são mais tímidas e envergonhadas. Outras têm uma fobia social, um medo tão grande de se expor na frente das pessoas, que elas passam mal", explica.

Para quem tem essa dificuldade de interação, Bouer afirma que o retorno às atividades presenciais pode ser uma forma de treino e uma chance de desenvolver a habilidade de interagir com outras pessoas. "Primeiro, é uma forma de se expor um pouco e vencer a timidez", diz.

Segundo, Bouer ressalta que a experiência presencial pode ser mais rica do que à distância, com maior aproveitamento do curso. "A experiência acumulada neste período é muito significativa."