PUBLICIDADE

Topo
OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Jairo, meu namorado não liga para sexo. O que pode ser e como lidar com isso?

Mais @Saúde
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista do VivaBem

13/01/2022 04h00

O leitor, nesta semana, conta que namora um homem vinte anos mais novo, mas que não se interessa muito por sexo. Ele quer saber se existem pessoas assexuadas. De acordo com o psiquiatra Jairo Bouer, sim, mas não é algo simples de determinar.

"Existem pessoas assexuadas, existem pessoas que têm menos interesse por sexo e existem pessoas que, em uma fase determinada da vida, apresentam algumas dificuldades muito pessoais [que afetam a libido]", afirma.

Para Bouer, que também é especialista em sexualidade, a falta de desejo pode ocorrer por vários fatores. "Às vezes, elas não estão se sentindo bem com o próprio corpo, estão deprimidas, estressadas ou doentes. E isso acaba impactando o seu desejo."

Confira no vídeo acima a resposta completa do psiquiatra.

USP realiza pesquisa sobre comportamento sexual

Para entender o comportamento sexual em diversas regiões do mundo, o IPq (Instituto de Psiquiatria) do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), ao lado de outros 45 países, está realizando um grande estudo sobre o tema. A ideia é examinar diferentes comportamentos sexuais, incluindo aspectos positivos, como a satisfação e o desejo sexual, e os negativos, como os riscos e problemas do funcionamento sexual.

Um dos questionários já está disponível e pode ser respondido até o final de fevereiro de 2022 —qualquer pessoa a partir de 18 anos pode participar: clique aqui para responder ao questionário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL