Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, o que caracteriza a ansiedade generalizada? Como tratar o problema?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem

23/12/2021 04h00

A leitora pergunta, nesta semana, se existe alguma forma de controlar o transtorno de ansiedade generalizada. Jairo Bouer, especialista em sexualidade, explica que é possível tratar o quadro após avaliações de especialistas, como psicólogos e psiquiatras.

"São eles que vão fechar um diagnóstico e propor um tipo de terapia —existem várias modalidades que podem ser feitas. Também não é incomum que seja indicado o uso de algum medicamento por um tempo, como ansiolíticos ou antidepressivos, até que a pessoa fique bem", diz Bouer.

Ainda segundo o colunista, o transtorno de ansiedade generalizada ocorre quando a pessoa sente um nervosismo e preocupação excessivos em relação a diversas atividades e acontecimentos. "O número de dias que essa pessoa sente ansiedade é superior ao tempo que ela não se sente ansiosa. Isso dura um período prolongado, de seis meses ou mais", afirma.

Outros sintomas são: agitação, sensação de tensão e nervosismo permanente, tendência a se cansar facilmente, dificuldade de concentração, irritabilidade, alterações no sono, entre outros. Tudo isso, segundo o colunista, traz grandes impactos na vida do paciente. Por isso, é importante buscar ajuda especializada.