PUBLICIDADE

Topo

Minha mulher está de luto há 6 meses e mal fazemos sexo; até quando isso dura, Jairo?

Mais @Saúde
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem

04/11/2021 04h00

Nesta semana, o leitor relata que após a mãe de sua esposa ser contaminada pelo coronavírus e falecer, ela perdeu o interesse sexual. Ele diz que já se passaram seis meses e ele sente estar invadindo seu espaço ao procurá-la para fazer sexo. Sua pergunta a Jairo Bouer, psiquiatra especialista em sexualidade, é sobre quanto tempo deve durar essa situação.

"Durante algum tempo, esse luto influencia todos os aspectos da vida da pessoa, inclusive na vida sexual", explica Bouer. A sugestão do especialista é que o leitor converse diretamente sobre o assunto com sua parceira, dando a ela a oportunidade de falar sobre seus sentimentos.

Se o marido entende que o luto está se complicando, pode sugerir, gentilmente, que ela procure ajuda, já que em situação de luto prolongado, é importante que a pessoa tenha o suporte de algum profissional de saúde, como psicólogo ou psiquiatra.

"Já se a conversa demonstrar que ela aos poucos está recuperando a alegria de viver e o interesse nas coisas, vocês podem adotar uma postura um pouco mais conservadora e aos poucos ir sugerindo atividades", diz Bouer.