Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, estou sem fazer sexo por causa da pandemia. Usar máscara para transar é uma opção?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem, em São Paulo

06/05/2021 04h00

Passado mais de um ano do início da pandemia, muitos solteiros e solteiras estão subindo pelas paredes com a falta de sexo. Nesta semana, a leitora perguntou se transar com um parceiro — ambos usando máscara — poderia diminuir os riscos de uma transmissão de covid-19.

Jairo Bouer, especialista em sexualidade, explica que não existe nenhuma forma 100% segura de evitar uma contaminação durante o sexo. "Só a máscara não te protege do coronavírus. Tem uma proximidade física muito grande na relação sexual. Geralmente, os ambientes são fechados, as pessoas ficam mais de 15 minutos neste local e tem muita troca de fluídos (mesmo com a máscara)", esclarece.

O colunista também conta que, para minimizar riscos, o casal pode fazer sexo em ambientes mais ventilados, como jardins, varandas, praias, — tomando cuidado com a privacidade, é claro — além de optar por parceiros que estejam em isolamento. Mas Bouer lembra e reforça: "Estratégia 100% segura para evitar os riscos de uma contaminação do coronavírus não existe. O que vai acontecer é apenas gestão de risco."