Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Meu filho está com 10 anos e já tem pelos na região pubiana. É normal, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem, em São Paulo

29/04/2021 04h00

Nesta semana, a leitora conta que está preocupada com o crescimento de pelos na região pubiana do filho de 10 anos. "Isso é normal ou devo me preocupar?", pergunta ao especialista em sexualidade Jairo Bouer.

O colunista explica que, dentro desta idade, é esperado que os pelos apareçam nesta região. "Isso sinaliza que ele pode estar entrando na puberdade, que são mudanças corporais nos meninos e meninas durante a transição da infância para adolescência", diz.

Ainda de acordo com Bouer, nas meninas, isso costuma ocorrer gradualmente entre 8 e 11 anos. Já nos meninos, entre 9 e 13 anos. "Quando começa muito antes disso, a gente fala em puberdade precoce que, neste caso, é importante procurar um médico para avaliar e, eventualmente, interferir nas causas."

O especialista explica que, neste caso da leitora, o surgimento de pelos está dentro do esperado. "Se ele estivesse com muitos pelos e já com desenvolvimento muito grande de testículos e pênis, aí talvez ela pudesse ficar mais preocupada e buscar orientação de um pediatra ou endocrinologista", afirma.