Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Uma garota fez sexo oral num amigo e depois em mim; posso pegar HIV, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem

03/12/2020 04h00

Nesta semana, um leitor pergunta ao especialista em sexualidade Jairo Bouer se é possível pegar HIV durante o sexo oral: "eu e meu amigo recebemos sexo oral de uma garota de programa", explica. "Meu amigo recebeu primeiro, ejaculou na boca dela e depois fui eu. Se meu amigo for positivo para o HIV, tem risco de eu pegar o vírus?", questiona.

Primeiro, o especialista esclarece quais são as principais formas de transmissão do vírus HIV: sexo com penetração sem uso de camisinha, compartilhamento de agulhas e seringas e da mãe para o filho durante a gestação, no parto ou na amamentação.

"Sexo oral transmite HIV? Há poucos relatos na literatura, porém trabalhamos com a hipótese do risco teórico, e não só do HIV. Sabemos que o sexo oral sem proteção pode aumentar o risco de transmissão de outras infecções sexualmente transmissíveis", diz Bouer.

Para finalizar, especialista em sexualidade reforça a importância de uso de preservativo também no sexo oral. Sem o uso da proteção, ele explica que as pessoas podem se expor ao risco de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como HPV, gonorreia e sífilis.