Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, posso pegar HIV ao masturbar a parceira e depois me masturbar?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem

17/09/2020 04h00

No vídeo de hoje, o leitor pergunta se existe risco de transmissão do HIV ao masturbar a parceira e depois se masturbar. O médico especialista em sexualidade Jairo Bouer explica que nesse tipo de intimidade não é possível "pegar" o vírus e há muitos tabus e mitos sobre os meios de transmissão do HIV.

"As modalidades possíveis de transmissão do HIV são sexo sem proteção —especialmente o vaginal e o anal—, compartilhar seringas e agulhas ou durante a gestação, o parto ou a amamentação —essas últimas formas, o que chamamos de transmissão vertical, da mãe para o filho", explica Jairo.

O médico diz que todo o resto que se ouve por aí é mito: masturbar a parceira e se masturbar, compartilhar copos e talheres, tomar banho juntos e usar o mesmo sabonete ou toalhas, por exemplo, não são meios de transmissão do vírus.

Jairo ressalta que, após masturbar a parceira, é sempre importante o leitor tomar cuidados básicos de higiene básicos e, para ele se prevenir da transmissão do HIV durante o sexo, é essencial o uso de preservativo.